Com o começo do ano letivo, o magistério de Araucária precisa organizar sua representação junto ao sindicato. Cada escola ou Cmei, em cada turno de trabalho, deve escolher professor ou professora para representar os demais junto ao Sismmar.
Fortalecer este elo entre o sindicato e o local de trabalho é importante para a organização da categoria. Por consequência, é fundamental para a defesa dos seus direitos.
A/O representante de escola compartilha com seus colegas de outras unidades suas impressões. Troca informações a fim de propor ações conjuntas na defesa dos seus direitos e por melhores condições de trabalho.
Para promover a eleição de representantes de escolas e para conversar com os professores sobre diversas questões de seu interesse, a direção do Sismmar está visitando as escolas.
Independente disto, em cada unidade os profissionais tem autonomia para se reunir e fazer a eleição.
Podem ser representantes de escolas pessoas filiadas ao Sismmar.
Devem ser escolhidos um titular e um suplente por turno de trabalho.
A eleição deverá ser registrada em ata (clique aqui), que deve ser apresentada ao sindicato na primeira reunião do Conselho de Representantes, que será no dia 23 de fevereiro.
Por ser uma atividade de interesse coletivo, é necessário que o grupo e a direção da unidade educacional possibilitem a participação do eleito nas atividades sindicais, sem perda de hora-atividade ou qualquer prejuízo funcional.