Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

bruno araujo dom phillipsO jornalista britânico Dom Phillips, que escreve para o jornal The Guardian, e o indigenista brasileiro e servidor da FUNAI, Bruno Araújo Pereira, foram dados como desaparecidos desde segunda-feira (06). Ambos sumiram percorrendo o trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e o município de Atalaia do Norte, no Amazonas.

O desaparecimento de Phillips e Pereira foi denunciado, em nota oficial, pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava) e pelo Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (OPI).

Segundo a Unijava, a dupla teria desaparecido após ter recebido ameaças durante a visita à comunidade ribeirinha. O jornalista estaria sendo ameaçado por madeireiros e garimpeiros por coletar entrevistas para um livro sobre o meio-ambiente, enquanto o servidor da FUNAI estaria sendo alvo de ameaças pelo trabalho em defesa dos povos indígenas.

O SISMMAR se soma às entidades brasileiras e internacionais, que cobram que as autoridades brasileiras utilizem de toda a estrutura necessária nas buscas de Phillips e Pereira.

Ontem (07) foi o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa e o sindicato aproveita para reforçar a urgência do respeito à liberdade de trabalho para os e as profissionais da imprensa, que são fundamentais para que a sociedade esteja bem informada. Da mesma forma, alertamos para o aumento significativo da violência contra jornalistas no governo Bolsonaro.

De acordo com o Relatório da Violência Contra Jornalistas e de Liberdade de Imprensa no Brasil em 2021, da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Bolsonaro foi o principal violador da liberdade de imprensa no ano passado.

O SISMMAR também se solidariza aos jornalistas Lucas Neiva e Vanessa Lippelt, do Congresso em Foco. Neiva recebeu ameaças de morte após publicar uma reportagem sobre fake news que favorecem Bolsonaro, e Vanessa devido à sua atuação em reportagens investigativas.

O direito à liberdade de imprensa está previsto na Constituição e é para ser cumprido. Basta de perseguições e ameaças a jornalistas e aos defensores dos indígenas e meio-ambiente!

what you need to know

in your inbox every morning