Foi com muita tristeza que o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária (SISMMAR) soube do falecimento da professora Silvaneide Monteiro de Andrade, de 56 anos, na sexta-feira (30). A docente veio a óbito enquanto trabalhava no Colégio Estadual Cívico Militar Jayme Canet, no bairro Xaxim, em Curitiba.
Neste momento de profunda dor, o sindicato se solidariza com os familiares, amigos e alunos de Silvaneide. Mais do que pesar, essa morte causa uma profunda indignação em todos os professores e professoras, que sabem da triste realidade do chão da escola, da pressão psicológica diária enfrentada e do assédio por parte do Estado.
Os relatos dos colegas da professora dão conta de que Silvaneide, que era professora de Língua Portuguesa, vinha sendo muito pressionada para cumprir as metas da plataforma de redação. A docente faleceu após ter sido chamada para uma reunião convocada por pedagogas e diretores para prestar esclarecimentos.
Durante essa conversa, Silvaneide desmaiou dentro da sala da equipe pedagógica e sofreu um infarto fulminante. Para a APP Sindicato, seu falecimento está associado às péssimas condições de trabalho e ao assédio moral que dão a cara da gestão do governador Ratinho Jr e a sua Secretaria Estadual de Educação (SEED).
Para o SISMMAR, fica a certeza de que “a melhor educação do Brasil” não cuida de seus professores. O Estado, infelizmente, adoece os docentes a cada dia mais com as pressões para que atinjam metas impossíveis, com a desvalorização de professores que estão com 50% de defasagem salarial, a plataformização, a militarização das escolas e a venda da escola pública com as terceirizações.
Agora, além da luta pela valorização e o respeito, a luta também é pela vida das educadoras e educadores do Paraná!
Por justiça e memória da professora Silvaneide, o SISMMAR fará um ato em sua homenagem durante a paralisação, que ocorre nesta quarta-feira (04), a partir das 08h, na rua ao lado da Prefeitura. Vista sua camiseta preta do sindicato e venham para a luta, professores. Nosso trabalho tem valor e a nossa vida não tem preço.
PROFESSORA SILVANEIDE, PRESENTE!