Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Terminou  por volta das 17h30, no auditório da Câmara Municipal dos Vereadores, a apuração dos votos da eleição par a escolha dos novos integrantes do Conselho Administrativo e Conselho Fiscal do Fundo de Previdência Municipal (FPMA).  Os representantes do Sismmar Marcos Tuleski e Marcia Reis são os novos conselheiros administrativos eleitos. No Conselho Fiscal, representarão a categoria o professor Hector Burnagui e Filomena Resner (segmento dos Aposentados). Elecy Maria Luvizon é a primeira suplente – no segmento dos Aposentados – do Conselho Administrativo.

Os quatro candidatos mais votados pelo segmento dos servidores do Poder Executivo para o Conselho Administrativo foram: Nilciane Regina Maciel, com 272 votos; Marcos Tuleski (Magistério), com 226 votos; Andrea Rosana Kaminski, com 205 votos e Marcia Reis (Magistério), com 195 votos.  O segmento dos Aposentados será representado por Inácio Mikosz, que obteve apenas 06 votos a mais que Elecy Maria Luvizon (magistério).  Como Mikosz teve 66 votos e Elecy 59, esta será a primeira suplente.

Para Conselho Fiscal foram eleitos Ana Eulalia e Silva Costa (399 votos), Hector Bunargui (383 votos) e Rosangela Aparecida Ribeiro da Silva – Ro/Smed (359 votos).  Filomena Resner é a nova conselheira fiscal titular pelo segmento dos aposentados. Ela obteve 76 votos; a primeira suplente, Vera Inez Laroca Soares, ficou com 51 votos.

O Sismmar sai fortalecido e é maioria eleita no pleito. Ao todo são cinco profissionais eleitos pela categoria que representarão o sindicato naquele espaço que é responsável pelo gerenciamento das contribuições dos 4.813 servidores do município. Para o Sismmar, a representação da categoria é de fundamental importância. Trabalhadores compromissados e sem vínculos com a Administração contribuem com a defesa das pautas específicas do magistério dentro do Fundo de Previdência. Além disso, como os novos conselheiros serão os responsáveis pelo gerenciamento de um montante estimado em R$ 360 milhões, a tarefa é zelar pelos benefícios previdenciários dos servidores. 

O Sismmar apoiou os professores/as e pedagogos/as que defenderão no Fundo de Previdência pautas como a isonomia e paridade entre aposentados e servidores da ativa, reenquadramento dos aposentados no Plano de Carreira dos servidores, transparência administrativa das ações do Fundo de Previdência, agilidade da concessão dos pedidos de aposentadoria e a aplicação do artigo 3º da emenda 47 (a cada ano a mais trabalhado, um ano a menos de idade) e da Lei 11.301/06, que garante aposentadoria especial aos pedagogos.

A apuração teve início às 8hs desta quinta-feira (05), no Auditório da Câmara Municipal, e foi acompanhada pelos representantes da Comissão Eleitoral do FPMA (Decreto Nº 25.293/2012), dentre eles a Coordenadora de Organização do Sindical do Sismmar, Gilziane Queluz, diretores e sindicalizados.  

O Fundo de Previdência – que é administrado pelo Conselho Administrativo e Conselho Fiscal – é responsável pelas aposentadorias, pensões e benefícios dos servidores municipais.

what you need to know

in your inbox every morning