Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Nos dias 22 e 23 de maio professores de Araucária participam da Conferência Municipal de Araucária.

O evento é organizado pelo Fórum Municipal de Educação, integrado pelo poder público e entidades ligadas à educação, como o Sismmar.

Nessas datas o magistério araucariense vai debater e elaborar propostas para levar à Conferência Nacional de Educação, de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. A Conae é organizada pelo Fórum Nacional de Educação.

Esta estrutura sistêmica e articulada de funcionamento da educação foi delineada na Conae 2010, que também traçou a base do Plano Nacional de Educação.

O tema central dos debates é “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. Os textos de referência são encontrados no portal do Fórum Nacional de Educação (www.fne.mec.gov.br).

A segunda edição da conferência deve reunir propostas para subsidiar a execução do Plano Nacional de Educação (PNE), indicando responsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre municípios, estados e união e seus sistemas de ensino.

A Conae é um espaço democrático de debate com a sociedade. A cada quatro anos todos são chamados para conferir a conjuntura educacional do país e exigir que seu planejamento e execução sejam encaminhados como política de Estado, independente do partido que estiver no governo.

Delegados – Os trabalhadores da Educação Básica terão 145 vagas na Conferência Municipal de Educação. Entre estas, 25 são destinadas à rede pública estadual e as demais 120 vagas são distribuídas entre os trabalhadores da educação municipal.

As escolas e Cmeis devem indicar seus participantes até o dia 10 de maio.

what you need to know

in your inbox every morning