As professoras e professores da rede municipal de Araucária se reuniram em assembleia virtual com o SISMMAR nesta sexta-feira (09), no período da manhã. Em votação unânime, a categoria deliberou por intensificar a luta por um retorno presencial seguro, após a imunização completa e com as devidas condições de trabalho, e também reforçar a pressão pela data-base ainda neste ano.
O magistério seguirá firme na luta para que o retorno presencial ocorra em segurança, o que não será possível já no dia 02 de agosto, como querem a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação (Smed). As reivindicações pelos 10,95% de recomposição salarial e reajuste no vale-alimentação também seguem sendo defendidas firmemente pela categoria.
Veja quais foram os encaminhamentos da assembleia:
-
Ameaças de retorno presencial
– Os trabalhadores da Educação exigem imunização, testagem e condições de trabalho em relação à pandemia de Covid-19;
– Organização por local de trabalho, de forma virtual, após o recesso;
– Distribuição de panfleto para dialogar com a população sobre os perigos da volta das aulas presenciais sem condições sanitárias;
– Caso o retorno presencial já no dia 02 seja mantido pela Prefeitura, será realizada uma assembleia de deflagração de greve na primeira semana após o recesso escolar;
– Defesa do Protocolo de Biossegurança aprovado pela Comissão de Retorno e apresentação do documento ao Ministério Público (MP) e à Prefeitura.
-
Data-base
– Intensificar a pressão por negociações antes do fim do segundo quadrimestre;
– Espalhar faixas pela cidade;
– Realização de atos conjuntos reivindicando a pauta da data-base;
– Realização de uma assembleia conjunta com o SIFAR;
– Acompanhamento da revisão da Lei Orgânica do Município de Araucária.
Além dos encaminhamentos, também foram dados informes sobre a XXII Sessão do Fórum em Defesa da Escola Pública de Araucária e sobre o reenquadramento das aposentadas do magistério.
Seguimos FIRMES em defesa da vida e por nenhum direito a menos!
Só a Luta Muda a Vida