Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Os representantes da Coordenação Executiva do Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública e das entidades filiadas ao Fórum voltaram a se reunir para organizar a 14ª edição do evento. No último dia 27 de março, na sede do Sismmar, o grupo estabeleceu um cronograma de encontros para planejamento de atividades que antecederão o evento que está previsto para ocorrer  entre os dias 24 a 26 de maio.  As próximas reuniões preparatórias serão realizadas para nos 09 e 23 de abril e 02 e 14 maio. 

O tema deste ano será “Financiamento da educação”. O documento base para a discussão será o capítulo do Plano Municipal de Educação referente a este assunto. Além deste, outros quatro assuntos permearão o debate: valorização da carreira, Fundeb, controle social e orçamento público na educação. 

Novo formato– A previsão é de que a solenidade de abertura aconteça na noite do dia 24 de maio, na Escola Municipal Archelau de Almeida Torres, com a participação do professor Milton Canuto de Almeida, vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).  O credenciamento para a palestra “A valorização Profissional do Magistério Público como Política de Investimento em Qualidade de Ensino” será realizado das 18 às 19 horas. A mesa de abertura será composta por representantes do Fórum de Controle do Fundeb (deputado estadual Tadeu Veneri), Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB – Cacs/Fundeb (Mario Marcari Filho), Fórum Permanente em Defesa da Escola Pública (Marlei Fernandes de Carvalho), Grupo de Grupo de Estudos de Financiamento de Educação do Sismmar – Gefes/ Sismmar (Gilziane Queluz) e Secretaria Municipal de Educação – Smed (Maria José Dietrich).

Nos dia 25 e 26 seguintes os quatro grupos de trabalhos (GT’s) estarão reunidos em locais diferentes: GT1: “O papel dos órgãos de Controle Social dos Recursos Públicos em Educação” (manhã) e “Controle e Fiscalização dos Recursos do Fundeb” (tarde) – Câmara Municipal de Vereadores de Araucária; GT2: “Para Onde vão os Recursos da Educação” (manhã) e “Financiamento da Educação e Custo-Aluno-Qualidade” – Escola Archelau; GT3: “Carreira dos Profissionais do Magistério Publico e Fundeb” e “A estrutura do Financiamento da Educação Brasileira e as Políticas de Fundo” (tarde) – Salão Paroquial e Grupo 04: “Carreira e a Valorização do Profissional do Magistério” (manhã) e “Os Recursos da Educação em Araucária: Perspectivas a partir da LDO” (tarde) – Centro de Convivência Ulisses Guimarães. 

A partir deste ano, a carga horária da participação no evento será contabilizada como créditos para avanços na carreira.

what you need to know

in your inbox every morning