Conforme o texto do Projeto de Lei Complementar nº 35 de 2023, a Prefeitura quer tirar o Fundo de Previdência Municipal de Araucária (FPMA) das mãos dos trabalhadores! Na proposta, o FPMA passaria a ter conselheiros indicados pelo governo, com super salários e nenhum compromisso com a saúde financeira do Fundo das trabalhadoras e trabalhadores.
Entre os 08 Projetos de Lei (PLs) encaminhados à Câmara de Vereadores, esse é um dos mais graves! O FPMA hoje tem um fundo de cerca de R$ 2 bilhões, tratando-se de um dos fundos de previdência mais saudáveis financeiramente do país e é exemplo, inclusive, para toda a América Latina. Isso porque é gerido e fiscalizado por servidoras(es)!
O pacotaço, além de acabar com a gestão democrática do FPMA, também não garante que o dinheiro será utilizado unicamente para o pagamento de aposentadorias, licenças e pensões. Assim, abrirá uma brecha enorme para que o dinheiro das(os) servidoras(es) possa ser utilizadO para outros fins, como asfalto e LED, e o Fundo pode quebrar e falir.
Isso é muito grave e não podemos permitir! Dia 15 de agosto é GREVE e contamos com a adesão de todas e todos, a partir das 08h, em frente à Prefeitura de Araucária.
Vamos juntas e juntos gritar em alto e bom som: O FPMA É DOS TRABALHADORES, TIRE O OLHO PREFEITO!
PELA CARREIRA E PREVIDÊNCIA, SOMOS RESISTÊNCIA!