Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

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O coordenador adjunto do Sismmar e professor da rede de ensino de Araucária Nilo Silva Pereira, conduziu o Programa de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Nesta terça-feira (31), após a palestra do Dieese sobre conjuntura econômica ele trabalhou o Módulo 2 – Teoria Política, do Eixo 1”Formação de Dirigentes Sindicais” do Programa de Formação. Nilo trabalhou o conceito clássico de Estado e o Estado capitalista segundo a visão marxista para os demais dirigentes do sindicato.

Passando por pensadores como o democrata Hobbes (Estado absoluto, irrevogável e indivisível), o liberal Locke (Estado divisível, revogável e democrático), o socialista utópico Rousseau (Contrato social), Maquiavel (finalidade da política é a manutenção do Estado) e Marx (Materialismo histórico, dialética e divisão de classes), Nilo explicou as diversas interpretações da concepção de Estado ao longo da história.

Teoria na prática – A partir das analises dos teóricos mencionados e também das reflexões de Antonio Gramsci (Disputa de hegemonia), Claus Offe (Estado como instrumento de dominação), os sindicalistas fazem apontamentos sobre a forma como os trabalhadores de modo geral e os educadores devem atuar para fazer com que o Estado represente os interesses da maioria.  Esta é a proposta do programa: possibilitar que os trabalhadores e trabalhadoras em educação tenham uma visão critica da realidade concreta, das relações sociais e do mundo em que estão inseridos.  Visa fazer com que se percebam capazes como sujeitos da história. Sujeitos capazes de analisar a realidade, elaborar propostas para a sua transformação e agir, coletivamente, com consistência no dia-a-dia educacional e sindical.

O Programa – O programa de formação da CNTE é estruturado pelos trabalhadores e trabalhadoras em educação a partir da concepção de uma educação integral e de uma proposta política metodológica pautada pela compreensão de sujeito e de realidade com totalidades históricas, de trabalho como princípio educativo e de construção coletiva de conhecimento. A proposta possui quatro grandes eixos: 1- Concepção política sindical, 2-Formação de dirigentes sindicais, 3 – Planejamento e administração sindical e 4 – Temas transversais. 

Neste primeiro eixo, os sindicalistas do Sismmar vão trabalhar os seguintes fascículos: introdução à sociologia, 2 – teoria política, 3- economia política, 4-movimento sindical e popular no mundo, 5 – movimento sindical dos trabalhadores/as em educação no Brasil.

 

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