Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

XXV Sessão do Fórum

A XXV Sessão do Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública, Gratuita, Laica, Universal e de Qualidade Social de Araucária encerrou na sexta-feira (25), com a participação massiva das trabalhadoras e trabalhadores do magistério municipal. As(os) profissionais compareceram em peso, tanto nos Grupos de Trabalho (GT) quanto no encerramento do evento no Ginásio Joval de Paula Souza.

Neste ano, a edição do Fórum Municipal contou com cinco dias de GTs, nos quais as(os) profissionais do magistério se debruçaram nos estudos e debates sobre o tema da XXV Sessão: a Educação Integral e os saberes necessários.

Os GTs foram realizados entre os dias 18 e 24 de agosto em três locais diferentes: a sede do SISMMAR, o Centro de Estudos de Araucária (CEAR) e o Anfiteatro da Prefeitura. Além das discussões sobre o tema e os encaminhamentos das proposições para a plenária final, o Fórum também contou com diversas apresentações culturais em parceria com a Casa Eliseu Voronkoff.

No dia 25, foi realizada a abertura oficial do evento, com a participação das entidades filiadas ao Fórum, e uma apresentação cultural do Coral Negro de Curitiba.

Na sequência, a Professora Doutora Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde apresentou a palestra com o tema “Tempos, espaços, saberes e sujeitos da Educação Integral e em Tempo Ampliado”. Em sua exposição, a Profa. Dra. fez uma breve análise sobre a Educação Municipal de Araucária e provocou reflexões sobre o que é necessário para ampliar a Educação Integral no município.

Após a palestra, foi aberto um espaço para que as(os) profissionais do magistério fizessem as suas perguntas à Profa. Dra. Yvelise sobre o tema exposto. Com essa rodada de perguntas e respostas, as atividades do período da manhã foram encerradas.

No período da tarde, das 13h30 às 16h30, foi realizada uma apresentação cultural de dança cigana (Sani Merka, da Casa Eliseu Voronkoff) e a Plenária Final da XXV Sessão do Fórum, com o debate e a aprovação da Carta de Proposições do Fórum para a construção de uma Educação Pública Gratuita, Laica, Universal e de Qualidade Social em Araucária.

Ao todo, foram aprovadas 69 proposições do magistério municipal que serão encaminhadas à Prefeitura. Entre as proposições, estão o pagamento do Piso Nacional da Educação para todas(os) as(os) professoras(es), o fim do projeto de terceirização da Educação e dos ataques ao plano de carreira (Lei Municipal 1835/2008), à aposentadoria e ao Fundo de Previdência Municipal de Araucária (FPMA), entre diversas outras.

Além das proposições, também foram aprovadas as moções de repúdio ao aumento do porte na Educação Infantil e ao não pagamento do Piso Nacional da Educação em Araucária, e a moção de apoio ao magistério de Contenda (PR), que está na luta pelo pagamento do piso.

Com o término da Plenária Final, a XXV Sessão do Fórum foi encerrada. Mais uma vez, o evento ficou marcado pela intensa participação das professoras e professores de Araucária, que seguem empenhados e dedicados na luta por uma Educação Pública de qualidade social.

E fique atenta(o), em breve o SISMMAR irá disponibilizar a palestra da Profa. Dra. Yvelise no canal do Youtube e a Carta de Proposições do Fórum.

Viva o Fórum, o espaço de resistência das trabalhadoras e trabalhadores em Educação de Araucária! São mais de 25 anos de importantes debates sobre a Educação Pública, tratando-se de um dos poucos Fóruns do país que ainda resistem com o passar do tempo!

Siga as redes sociais oficiais do sindicato para ficar por dentro das notícias do magistério.

what you need to know

in your inbox every morning