Vitória dos(as) trabalhadores(as) em Educação! Depois de muita mobilização dos professores, sindicatos e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), na última semana foi anunciado o reajuste de 33,24% para o piso nacional do magistério.
Com o reajuste, o piso do magistério, que era de R$ 2.886,24 passa a ser de R$ 3.845,63. Vale destacar que o presidente Jair Bolsonaro tentou barrar esse reajuste com um golpe, propondo apenas 7,5%, muito abaixo do que prevê a Lei 11.738/2008, que vincula a correção do piso da categoria à variação do valor por aluno anual previsto no Fundeb.
Também vale lembrar que, em 2021, Bolsonaro congelou o reajuste do piso, deixando a categoria com 0%, mesmo os professores nunca tendo parado de trabalhar durante a pandemia.
Agora, o governo federal tenta fazer propaganda política com o novo piso nacional do magistério, mostrando, mais uma vez, que Bolsonaro segue com seu governo de mentiras e fake news. Se dependesse do governo federal, a lei não seria cumprida e teríamos apenas o percentual referente à inflação (7,5%), esse reajuste, portanto, é fruto da luta da CNTE e trabalhadores(as) em Educação!
A CNTE se mantém mobilizada a fim de atingir 100% do cumprimento da lei do piso em todo o país. Veja mais informações no site da entidade: https://www.cnte.org.br/
EDUCAÇÃO PÚBLICA, SIM!
BOLSONARO, NÃO!