Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Profissionais da Educação de todo o Estado do Paraná estão com suas atividades paralisadas, inclusive aqui em Araucária, onde mais de 80% aderiram à greve.

As principais reivindicações são:
– novo modelo de atendimento à saúde;
– revisão do porte das escolas, sem redução de funcionários, pedagogos e direção;
– hora-atividade de 33,3% da jornada;
– reajuste de 7,34% para os funcionários de escolas, retroativo a janeiro de 2013;
– calendário do pagamento de avanços em atraso;
– reajuste retroativo a janeiro do Piso Salarial Nacional (8,32%);
– melhoria na infraestrutura das escolas;
– pelo fim do desmonte pedagógico (EJA, Educação Profissional, Celem, Salas de Apoio etc), dentre outras.

Nesta quinta-feira ocorreu reunião com o Governo do Estado. As propostas apresentadas não atenderam nem à metade das reivindicações que constam na pauta.

Foram essas as propostas: pagar reajuste de 6,6% ao piso salarial nacional, abaixo dos 8,32% calculados pelo MEC; pagar a diferença da hora-atividade em dinheiro, como horas trabalhadas a mais, até o final do ano e implantá-las apenas em 2015; e, equiparar o auxílio-transporte dos funcionários ao dos professores.

Será convocada uma Assembleia pelo Conselho da APP-Sindicato, para avaliar as propostas e decidir pela continuidade ou não do movimento.

Em Araucária, uma Central de Informações da Greve está funcionando em sala no porão do Salão Paroquial da Igreja N. Sra. dos Remédios, com plantões diários onde os profissionais da educação, pais, alunos e comunidade podem obter informações sobre o movimento.

A greve estadual é coordenada pela APP-Sindicato e seus núcleos regionais. Os professores e funcionários das escolas estaduais de Araucária participam do Núcleo Sindical da Área Metropolitana Sul.

Mais informações sobre a greve podem ser obtidas no site da APP-Sindicato www.appsindicato.org.br (clique aqui) ou pelo facebook da entidade.

Pedagoga Roseane de Araújo Silva

what you need to know

in your inbox every morning