Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Ao pensar a etimologia de determinadas palavras e a situação da negociação da pauta do Magistério e do projeto de lei de Plano Municipal de Educação enviado à Câmara de Vereadores, não há outra palavra para descrever a atuação de nossos atuais representantes – prefeito e secretária da Educação – senão em adjetivá-los como inimigos e traidores.

Inimigos são todos aqueles descritos como hostis ou, por seu contrário, aqueles que não são aliados de algo. Neste caso, podemos enquadrar o atual prefeito de Araucária como inimigo dos professores, pois além da resistência com que recebe as demandas profissionais, sequer aparece para a negociação da data-base. Envia representantes sem autonomia para fazer avançar algum acordo e parece pouco se importar com as demandas apresentadas.

Sinônimo de inimigo é oponente, ou seja, aquele que se opõe ou resiste contra os apelos de quem não apresenta interesse ou simpatia. Podemos concluir que, se o professor é peça fundamental para uma educação de qualidade, contrapor-se à sua valorização significa negar a própria educação pública como essência. Sem medo de errar: o prefeito Olizandro Ferreira é inimigo da educação.

E quanto aos traidores, entendemos que essa palavra tem surgido com força em muitas escolas e Cmeis e parece ser a alcunha dirigida a atual secretária da Educação. Com a retalhação imposta no Plano Municipal de Educação enviado à Câmara, o adjetivo ganha mais força. Janete Schiontek marcará sua trajetória na Smed e será lembrada pelos próximos dez anos pelo plano vazio, pobre e que retira conquistas históricas da categoria que pertence.

Janete nega os debates de 16 anos de construção do PME. Dá as costas à legitimidade da participação popular, os anseios dos profissionais e pais que se envolveram na construção do documento. Tudo isso pra satisfazer a vontade do grupo político a que, hoje, a pedagoga e ex-sindicalista se encontra a serviço de forma servil e cega. Consideramos pelo seu passado, uma traição.

Traidor ou traidora está relacionado a aquele ou aquela que entrega alguma coisa para prejudicar o outro, implicando em uma quebra de laços de confiança. O Plano Municipal de Educação debatido democraticamente foi confiado a esta gestão. A síntese dos debates estava presente nas 41 metas, que viraram 17 e mexem em questões valiosas. É lamentável, mas a única sensação agora é que Araucária terá um PME vergonhoso!

what you need to know

in your inbox every morning