Na tarde de ontem (08), o Conselho Municipal de Educação (CME) realizou uma plenária ordinária, na qual foi feita a eleição para Presidência e Vice-Presidência da entidade. Além disso, também foram realizadas as discussões acerca da organização da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2022 e reposição de conteúdos devido à suspensão de aulas, entre outras pautas.
A direção do SISMMAR realizou uma fala no início da plenária solicitando a atenção do CME sobre as reposições nas unidades, tendo em vista os casos de infecções por Covid de professores(as). Também foi feita a leitura do parecer jurídico do sindicato, encaminhado a pedido dos representantes do magistério, solicitando ao CME o adiamento das eleições para Presidente e Vice-Presidente.
O Conselho Pleno debateu a questão levantada pelo SISMMAR e realizou uma votação, na qual decidiu-se realizar a eleição ainda durante a plenária. Candidataram-se ao cargo da Presidência a representante das escolas privadas, Gisele Cristiane Farias, e o representante dos(as) trabalhadores(as) do magistério, Gilmar Silva.
Em eleição secreta, por 7 votos a 5, mais uma vez a representante das instituições privadas foi eleita como Presidente do CME, enquanto o representante do magistério foi eleito como Vice.
Reposições
Logo após a eleição, foi definido um grupo de trabalho para debater a questão das reposições frente a dispensa de estudantes e crianças por conta de casos de Covid dos profissionais. As comissões de Ensino Fundamental e Educação Infantil vão debater sobre o assunto e levarão para a apreciação na próxima plenária do CME.
PL que prorroga mandato de diretores(as)
Como inclusão de pauta, houve a discussão sobre o Projeto de Lei (PL) da Prefeitura que propõe a possibilidade de mais um mandato aos diretores das unidades que estão no segundo mandato. Um representante do governo esclareceu que a Secretaria Municipal de Educação (SMED) debateu essa proposta em reunião com o SISMMAR e que o sindicato deverá realizar um debate com a base sobre essa possibilidade.
Siga as redes sociais oficiais do sindicato para ficar por dentro das notícias do magistério.
Site: www.sismmar.com.br
Facebook: facebook.com/sismmarmagisterio
Instagram: @sismmar.araucaria
Filie-se: https://sismmar.com.br/site/filie-se/