A reunião do Coletivo de Aposentados desta quinta-feira (08) foi especial. Como é o Dia Internacional das Mulheres, as aposentadas que integram o coletivo foram homenageadas pelo Sismmar, recebendo cada uma delas uma lembrança para marcar a data. Mas o encontro também foi de luta e serviu para debater a pauta específica dos aposentados dentro da Pauta de reivindicações 2012 do sindicato. As aposentadas também foram convocadas para estarem presentes na mobilização de 15 de março – que será realizada às 10horas, em frente ao prédio da Prefeitura Município – para reforçar a luta pelo reenquadramento.
No primeiro encontro do ano, a coordenadora do Coletivo, Elecy Maria Luvizon, reafirmou que o ato público do dia 15 de março também será dia de luta pelo reenquadramento. O Executivo prometeu que ele seria cumprido, mas se passaram quase quatro anos e até o momento esse direito, que é constitucional, não se efetivou. “Temos que pressionar. E a mobilização, além de cobrar a implementação dos 33% de hora atividade e outras pautas gerais da categoria, também será mais um motivo para nós, aposentados/as, cobrarmos essa promessa que não foi cumprida pelo prefeito. Queremos o reenquadramento já!”, insistiu Elecy.
Pautas específicas dos aposentados/as – As professoras que participam do Coletivo de Aposentadas/os do Sismmar decidiram pela participação na mobilização da categoria. Dos 30 itens da Pauta de Reivindicações que compõem a Campanha de Lutas deste ano, alguns deles tratam de direitos que beneficiarão servidores da ati¬va e aposentados.
Dentre os itens que dizem respeito às/aos aposentadas/os, estão: o reenquadramento das/os aposentadas/os, de acordo com o PCCV do Magistério, com pagamento de retroativos aos professores que se aposentaram antes de 2008; reconhecimento do tempo de serviço exercido como CLT para fins de incorporação do qüinqüênio na aposentadoria; aplicação da Lei Federal nº 11.301/2006 aos Profissionais do Magistério – Pedagogos que atuam em Unidades Educacionais – garantindo-lhes o direito à aposentadoria especial; Recomposição salarial dos servidores do Magistério a ser sancionado em março e aplicado na data base de junho de 2012, de acordo com os índices estabelecidos pelo INPC/DIEESE e isonomia entre os demais servidores no que se refere à estrutura da tabela salarial – em 5% entre as referências – para as progressões horizontais.
Dia Internacional das Mulheres – Ainda na reunião do Coletivo, a coordenadora geral do Sismmar, Giovana Piletti, destacou a importância da data, relembrando historicamente a forma como ela foi instituída. Entre as principais conquistas das mulheres, Giovana destacou a Lei Maria da Penha, que foi criada em 2007 para coibir a violência doméstica. Segundo ela, tanto as mulheres como a sociedade de modo geral – família, amigos ou vizinhos -, têm de fazer denúncias quando estiverem diante dessa situação, isto é, de crimes que colocam em risco a vida das mulheres. “Temos de estar encorajadas/os para procurar redes de proteção para as mulheres. A sociedade precisa estar envolvida para por fim à violência doméstica”, pontuou Giovana.
Ainda como parte das atividades alusivas à data, as aposentadas fizeram leitura de um dos artigos da ‘Revista Mátria’, publicação específica sobre as questões de gênero e educação, que é elaborada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).