Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Nós, membros da Diretoria do Sismmar nos dirigimos publicamente para manifestar nosso repúdio à forma com que o Prefeito Municipal de Araucária vem tratando o processo de negociação com Sismmar e Sifar. 

Durante o ato público realizado nesta quinta-feira, em frente ao Paço Municipal pela adesão dos professores municipais à Greve Nacional proposta pela Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação (CNTE) – em razão do descumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional e da aplicação imediata de 1/3 de hora atividade –  solicitamos audiência para dialogar com o Prefeito a respeito das reivindicações do magistério, em reiterados ofícios protocolados e não obtivemos resposta.

A Comissão de Negociação do Sismmar foi escoltada pela Guarda Municipal até o gabinete do Prefeito sob a justificativa de que “temia-se algum dano ao patrimônio público”. Tal atitude demonstra o trato desrespeitoso com os professores da Rede Pública Municipal e com representantes do Sindicato.

Na mídia, apresenta-se como democrático e disposto ao diálogo e na prática age de forma autoritária e desrespeitosa em relação a reivindicações da categoria. Por intermédio da Secretaria Municipal de Educação exerceu-se uma pressão insana aos professores, como cortes no livro ponto dos profissionais que participassem do ato nacional.

Em documento enviado para as escolas intitulado “Nota de esclarecimento” o governo afirma “teremos que planejar gradativamente o aumento da hora-atividade”, mas efetivamente não apresentou qualquer proposta de ampliação. O Prefeito de Araucária descumpre a lei do Piso e com isso desrespeita os profissionais de educação.

A Prefeitura compara o valor do Piso Salarial Nacional referente ao nível médio para justificar que paga além do estipulado pelo MEC, mas publica valores referentes aos concedidos para professores com nível superior. Tal argumentação mascara a verdade e tenta desqualificar justas reivindicações pela melhoria da carreira e das condições de trabalho que estão muito aquém da real necessidade de nossos estudantes.

Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária

what you need to know

in your inbox every morning