O Núcleo de Pesquisa Educação e Marxismo, da Universidade Federal do Paraná (Nupe-MARX/UFPR) está com inscrições abertas para o curso “Proletramento: fundamentos teórico-práticos”. Voltado para a formação de professores, pedagogos e profissionais das escolas de educação básica da rede pública, de Curitiba e Região Metropolitana, será ministrado no período de 10 de outubro a 08 de dezembro, das 19h às 23h(durante a semana) e das 8h às 12h(sábados). Clique aqui para fazer a inscrição.
O objetivo do curso é oferecer suporte teórico-prático à ação pedagógica dos professores, contribuindo para o incremento da qualidade do ensino e da aprendizagem de língua portuguesa. Também visa subsidiar o debate e a reflexão sobre os fundamentos pedagógicos, balizando o aprofundamento das questões relativas ao trabalho docente, ao papel da escola no contexto atual e ao processo de ensino-aprendizagem como construção histórica da humanidade.
O eixo central é a formação de professores da rede pública de ensino, voltada aos fundamentos do trabalho pedagógico, com ênfase no letramento, na perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético e da Psicologia Histórico-Cultural. Dividido em três módulos, o curso oferece 120 vagas e será certificado pela UFPR com carga horária de 60hs aos participantes que tiverem 80% de frequência nas atividades. Os locais onde ocorrerão as aulas serão divulgados em breve pelos organizadores.
Sobre o Nupe – A proposição do Curso atende as sugestões de temas de professores que participaram do Curso de Extensão “Educação e Sociedade em Debate”, nos anos de 2010 e 2011, na Universidade Federal do Paraná, realizado pelo Nupe-Marx/UFPR.
O Nupe-Marx/UFPR constitui um espaço de promoção de estudos, pesquisas e extensão em educação, sob a ótica de teorizações marxistas. Reúne professores pesquisadores, colaboradores externos, orientandos e alunos de graduação e pós-graduação de distintas áreas – Educação, Psicologia Histórico-Cultural, Arte e Filosofia – que, coerentemente com o método do materialismo histórico-dialético, procuram superar a fragmentação característica das ciências da modernidade.
Mais informações: http://formacaodocente.wordpress.com/
Programação
Dia 10/10/2012 – Quarta-feira
18h – 19h – Entrega de materiais
19h – 19h30 – Abertura do Evento
19h30 – 23h – Conferência de abertura: A função da escola pública contemporânea
Prof. Dr. Gilberto Luis Alves (UFMS)
PRIMEIRO MÓDULO – Trabalho, Educação e Política – Prof. Ms Vilson da Mata (UFPR)
Dia 18/10/2012 – Quinta-feira
19h-23h – Trabalho: Ontologia e degradação do trabalho
Dia 20/10/2012 – Sábado
8h – 12h – Política: Duplo caráter da política e educação
Dia 25/10/2012 – Quinta-feira
19h-23h – Emancipação: o papel social do professor na atualidade
Dia 27/10/2012 – Sábado
8h-12h – Mesa-redonda: Ontologia do trabalho e educação
Prof. Dr. Eduardo Chagas (UFC)
Prof. Ms Vilson da Mata (UFPR)
SEGUNDO MÓDULO – Psicologia Histórico-Cultural e Educação – Profª Drª. Graziela Lucchesi Rosa da Silva (UFPR)
Dia 08/11/2012 – Quinta-feira
19h-23h – Psicologia Histórico-Cultural e Desenvolvimento do Psiquismo
Dia 10/11/2012 – Sábado
8h – 12h – Pensamento e Linguagem
Dia 22/11/2012 – Quinta-feira
19h-23h – Formação de conceito e Atividade de Estudo
Dia 26/11/2012 – Segunda-feira
19h-23h – Mesa: Desenvolvimento do Psiquismo e Educação Escolar
Profª Drª. Lígia Márcia Martins (Unesp – Bauru)
TERCEIRO MÓDULO – Metodologia e Avaliação na Perspectiva do Letramento – Profª Drª. Lígia Regina Klein (UFPR)
Dia 29/11/2012 – Quinta-feira
19h-23h – Pressupostos da aprendizagem e do ensino da alfabetização: língua e ensino de língua; alfabetização e letramento, ensino da língua escrita
Dia 01/12/2012 – Sábado
8h – 12h – Pressupostos da avaliação diagnóstica e acompanhamento do processo de letramento
Dia 06/12/2012 – Quinta-feira
19h-23h – Capacidades linguísticas para a apropriação da língua escrita: compreensão e valorização da cultura escrita; apropriação do sistema de escrita; leitura; produção de textos escritos; desenvolvimento da oralidade
Dia 08/12/2012 – Sábado
8h-12h – Mesa de encerramento: Função da escola: quem tem medo de ensinar?
Profª Drª. Lízia Helena Nagel (UEM)
Prof. Dr. Newton Duarte (UNESP – Araraquara)