Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

O Sismmar e o Sifar foram informados pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SMGP) sobre o programa de controle das consignações dos servidores. As consignações são descontos efetuados no contracheque de forma compulsória ou facultativa.

O limite legal máximo para vincular o pagamento é de 30% sobre os vencimentos brutos do servidor.

A Prefeitura contratou programa da empresa ConsigFácil. Segundo a SMGP, o sistema não gerará custo e haverá mais rigor e transparência no controle da margem consignável.

O Sifar há muitos anos luta por maior controle da Prefeitura sobre os empréstimos consignados. O endividamento é uma reclamação constante e um problema que atinge a qualidade de vida do servidor. Atualmente, a ASPMA intermedia tais empréstimos e é conveniada com a Caixa e Paraná Banco.

O programa deve ser implantado em setembro. O Sismmar fez questionamentos ao Decreto 26.301/13. A direção sindical quer garantir a consignação da mensalidade do sindicato como compulsória a partir da filiação do servidor.

A ConsigFácil garantiu que o programa não impedirá a contribuição sindical, caso o servidor tenha utilizado o limite total de sua margem consignável. A Prefeitura ainda estuda a possibilidade de um cartão funcional de utilização de margem.

what you need to know

in your inbox every morning