No dia 18 de setembro, professores/as e pedagogos/as da rede municipal que participaram da mobilização organizada pelo Sismmar em defesa do direito à hora-atividade criaram propostas para a aplicação da Lei do Piso do Magistério (11.738). Profissionais que atuam em 16 escolas e 11 cmeis debateram – em hora-atividade coletiva – as atividades que as escolas podem desenvolver no tempo em que o professor regente estiver cumprindo a jornada de 33%.
As sugestões enviadas para o Sismmar foram criadas a partir da realidade de cada unidade educacional. Os projetos – que devem ser incluídos dentro do Projeto Político Pedagógico das escolas – incluem várias atividades com a contribuição de professores de Artes e Educação Física para os que atuam na Docência I. Para a Docência II indicaram a necessidade da reestruturação da grade curricular, de acordo com a realidade de cada escola.
Dentre os projetos para as turmas de 5º ao 9º ano estão: projetos como aulas de literatura, inglês, ensino religioso, bem como o desenvolvimento de projetos ligados à consciência ambiental, trabalhos específicos em biblioteca, musicalizacão, olimpíadas internas de conhecimento, dentre outros.
O magistério tem proposta; quem não tem é a mantenedora – Veja abaixo as proposições das unidades educacionais que foram organizadas e incluídas no relatório do Sismmar. Este documento subsidiou o debate entre o Sismmar e a Smed (Secretaria Municipal de Educação), na comissão que discute a implementação da jornada com 1/3 atividade, e também apresentado aos integrantes do Conselho de Representantes do Sismmar. Clique aqui para ver as tabelas na íntegra.