Atenção, professor(a)! Se você tem certificados ou diplomas que podem servir para progressão por certificação ou promoção vertical, protocole seus documentos o quanto antes via IPM. Para isso, acesse: https://araucaria.atende.net/.
O prazo para protocolar seu certificado vai até o dia 30 de abril, às 23h59, mas o SISMMAR orienta que você não deixe para fazer isso na última hora a fim de evitar problemas, como instabilidades no sistema da Prefeitura.
Para protocolar seu certificado ou diploma, será necessário ter os seguintes documentos digitalizados em seu computador ou smartphone:
- Documento de identificação com foto;
- Certificado/diploma.
Caso tenha dúvidas sobre como protocolar a documentação no IPM, CLIQUE AQUI para visualizar o tutorial com as orientações sobre a solicitação de abertura de processo de avanço.
Progressão por certificação
Para este tipo de avanço na carreira, é necessário apresentar certificados que totalizem, pelo menos, 240 horas de curso. Essas certificações precisam ser posteriores à nomeação do concurso, mas não precisam ser necessariamente dos últimos três anos, desde que não tenham sido utilizados em outra solicitação de progressão.
Quanto aos certificados que excedem essa quantidade de horas, esses também podem ser protocolados e as horas excedentes ficam reservadas para utilização em um próximo pedido de progressão.
Já aqueles que tiveram seus pedidos indeferidos nos anos anteriores, devem protocolar novo pedido neste ano, apresentando todos os documentos exigidos, mesmo os apresentados em anos anteriores.
Protocolo de promoção vertical
Conforme a legislação vigente, o único requisito para solicitar a promoção vertical é a apresentação do diploma de título, que pode ser de graduação, especialização, mestrado ou doutorado. Se tiver o histórico escolar, é indicado que seja anexado no sistema junto à solicitação.
Fique de olho
Após protocolar seu diploma/certificado, fique atento e acompanhe com periodicidade as informações do sistema. É importante ficar de olho porque pode ocorrer algum erro no momento de anexar seus documentos online, e aí será necessário fazer o anexo novamente.
É importante acompanhar o andamento do pedido no IPM, pois, assim, caso haja indeferimento, ainda haverá tempo hábil para protocolar um novo pedido. Em caso de dúvidas sobre esse assunto, entre em contato com o SISMMAR (41) 99933-0822.