O mês de Valorização de Quem Trabalha na Educação Pública do Paraná – promovido pela APP-Sindicato em cumprimento à deliberação da assembleia do dia 18 de setembro – tem início no dia 9, terça-feira próxima, com uma mobilização em todas as escolas do Paraná a fim de chamar a atenção para os desafios da atividade dos funcionários da Educação.
Nesse dia, os funcionários irão para suas escolas mas não realizarão suas funções cotidianas. Ou seja, esse não é dia de fazer merenda, limpar salas de aula e banheiros, fazer atendimento telefônico e à comunidade escolar ou expedir documentos.
Os funcionários farão na data o debate da importância de seu trabalho para o processo educativo. Com o lema “Sou funcionário: eu educo” estamos afirmando que o ato de educar não está restrito a transmitir e produzir conhecimentos pré-estabelecidos, mas que todos os espaços da escola participam do processo de aprendizagem que se complementam dentro e fora da sala de aula, tendo os funcionários da Educação, portanto, papel fundamental nesta dinâmica.
Atividades – A APP-Sindicato orienta os funcionários que organizem com professores debates com estudantes durante os três turnos, passem em cada sala de aula, conversem com a mãe e o pai que for até a escola sobre o seu papel de educador, elaborem cartazes e faixas e apresentem a pauta de reivindicações específica deste importante segmento da categoria. Esta pauta está no Jornal 30 de Agosto, edição outubro.
As manifestações deste dia 9 e os atos públicos agendados para o dia 17 nos NREs (e na Seed no caso de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral) serão realizados pois o governo se comprometeu a enviar para a Assembleia Legislativa as adequações do Plano de Carreira dos Funcionários até o dia 30 de setembro e não cumpriu o acordo.
Textos para leitura e orientações estão no Jornal 30 de Agosto que foi enviado para as escolas e para os sindicalizadas em suas casas.
Fonte: APP-Sindicato