Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

O CR deste dia 5 de março trata, como sempre, dos temas de interesse imediato do magistério, como Hora-Atividade, PCCV, Conselho Municipal de Educação e Fórum Municipal de Educação, entre outros.

Além disto, a reunião conta com a presença de Lindamir Casagrande. Para celebrar a semana da mulher, a professora da UTFPR foi convidada para falar sobre as relações de gênero.

Em sua exposição, Lindamir reafirma que o papel masculino ou feminino é modelado socialmente. Ela ressalta que não é à toa que, quando o casal chega em casa depois do trabalho, ele vai assistir televisão e ela vai cozinhar, limpar e organizar o ambiente.

“Não é natural a mulher cuidar da casa. Este é um conceito que precisa ser desconstruído”, diz a professora. “A mulher lutou e conquistou espaços importantes no mercado de trabalho e agora precisa dividir o espaço do lar.”

Portal – E essas construções se fazem sem perceber, em casa, na escola, nos momento de lazer e até nos livros didáticos. Esta preocupação levou a professora a pesquisar justamente as relações de gênero no cotidiano das aulas de Matemática, sua área de atuação. Clique aqui para ler a pesquisa. 

O trabalho está disponível no Portal de Gênero. Clique aqui. Mantido pelo Núcleo de Estudos de Gênero e Tecnologia da UTFPR, o site está em construção, mas conta com artigos variados de interesse para o professorado. 

Livro – Lindamir também apresenta aos professores o livro “Igualdade na Diversidade – Enfrentando o sexismo e a homofobia”, de diversos autores, organizado por ela mais Nanci Stancki da Luz e Marília Gomes de Carvalho.

A contribuição trazida pela professora Lindamir Casagrande é valiosa. Cabe agora a cada professor, cada professora se apropriar deste conteúdo. Se a escola é um espaço que reforça as desigualdades, também pode fazer o contrário, fomentar o respeito às diferenças, para a superação das desigualdades.

what you need to know

in your inbox every morning