Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

oram empossados na tarde desta quinta-feira (16) – em cerimônia realizada no Salão Nobre da Prefeitura – os titulares e suplentes eleitos para os Conselhos Administrativo e Fiscal do Fundo de Previdência Municipal de Araucária (FPMA).  Os quatro representantes eleitos do magistério terão mandato de 16/08/2012 a 31/12/2014 e – durante esse período – serão os responsáveis pelo gerenciamento das contribuições dos 4.813 servidores do município.

O objetivo dos servidores do magistério é fazer com que o FPMA seja mais um espaço para fazer a defesa da pauta dos educadores. E essa será a tarefa dos representantes eleitos pela categoria: Marcos Tuleski, Marcia Reis. Hector Paulo Burnagui (Conselho Fiscal) e Filomena Resner (Conselho Fiscal). 

Para a pedagoga, dirigente sindical e diretora da Escola Municipal Marcelino Luiz de Andrade, Marcia Reis, que fará parte do Conselho Administrativo juntamente com Marcos Tuleski, a renovação dos conselheiros aponta mudanças. “Trata-se de uma mudança simbólica. A renovação das cadeiras do FPMA é apenas a conquista de um espaço, mas significa que conseguimos fazer a alternância de poder”, afirmou Marcia.

Segunda mais votada pelo segmento do magistério, a nova conselheira explicou qual será o papel do representante do magistério no Fundo.  Uma das defesas que fará é da aplicação da lei federal nº 11.301/2006 (Aposentadoria Especial), que determina quem são considerados os profissionais do magistério. “Temos que garantir todos os direitos aos trabalhadores da educação naquele espaço. Em relação à aposentadoria especial para pedagogos/as, por exemplo, o estado cumpre a lei, mas Araucária não! Esta é uma pauta que precisa ser debatida com urgência. Também precisamos rediscutir os aparatos legais do Fundo, ou seja, o Estatuto e a Lei – de 2004 – que criou o FPMA (Lei 1493). Além disso, levarei as discussões levantadas pelo Coletivo de Pedagogos/as do Sismmar, do qual faço parte”, destacou a pedagoga.

Além da aposentadoria especial para pedagogos/as, o segmento da educação vai incluir na pauta de debates do FPMA temas como: isonomia e paridade entre aposentados e servidores da ativa, reenquadramento dos aposentados no Plano de Carreira dos servidores, transparência administrativa das ações do Fundo de Previdência, agilidade da concessão dos pedidos de aposentadoria, bem como a aplicação do artigo 3º da emenda 47(a cada ano a mais trabalhado, um ano a menos de idade).

Ninguém entra ninguém sai – A direção sindical contestou a forma como foi realizada a cerimônia de posse. Para a coordenadora geral do Sismmar, Giovana Piletti, a solenidade foi uma forma de censura à participação dos sindicatos. “Ao limitar o número de pessoas e quem deveria estar presente, o Executivo se mostra autoritário. O Fundo conta com representantes de várias entidades. Seria mais democrático e justo se a posse fosse acompanhada pelos servidores que elegeram os seus representantes”, declarou Giovana.

Veja a relação dos novos conselheiros titulares e suplentes:

Conselho Administrativo

Representante da Secretaria Municipal de Administração (no cargo de secretário geral): Juarez Afonso Silveira. Suplente do representante da Secretaria Municipal de Administração: Rosecler Neuci Farias.

Representante da Secretaria Municipal de Finanças (no cargo de Tesoureiro): Luiz Renato Sluga. Suplente do representante da Secretaria Municipal de Finanças: Rosemari Maria Venturin Dal Prá.

Representantes eleitos pelos servidores do Poder Executivo: Nilciane Regina Maciel, Marcos Tuleski, Andrea Rosana Kaminski e Márcia Lisete dos Reis. Suplentes dos representantes eleitos pelos servidores do Poder Executivo: Hilário José Dybax, Alcione Nunes de Oliveira, Adalberto Cláudio Matthes e Henrique Rodolfo Theobald.

Representantes eleitos pelos servidores do Poder Legislativo: Vera Lúcia Alves e Mônica Aparecida Romano Oltmann. Suplente dos representantes eleitos pelos servidores do Poder Legislativo: Ademir Piccoli.

Representante eleito pelos servidores inativos: Inácio Mikosz. Suplente do representante eleito pelos servidores inativos: Elecy Maria Luvizon

Conselho Fiscal

Representantes eleitos pelos servidores do Poder Executivo: Ana Eulália e Silva Costa, Hector Paulo Burnagui e Rosângela Aparecida Ribeiro da Silva. Suplentes dos representantes eleitos pelos servidores do Poder Executivo: Gilmar Dudek, Everton Perpétuo Favetti e Maria Aparecida Iargas Karas.

Representante eleita pelos servidores inativos: Filomena Resner. Suplente da representante eleita pelos servidores inativos: Vera Inez Laroca Soares.

Representante eleita pelos servidores do Poder Legislativo: Inês Exterckoter Henning. Suplente do representante eleito pelos servidores do Poder Legislativo: Elias Kulig.

what you need to know

in your inbox every morning