Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

A direção do Sismmar vai aprofundar o debate sobre a saúde e as condições de trabalho dos servidores do magistério. Na próxima quarta-feira (24), às 14 horas, na sede do Sismmar acontece o Seminário sobre Saúde do Professor. O professor Paulo de Oliveira Perna ministra a palestra “A relação entre Saúde e Trabalho Docente”. A atividade é voltada para professores e pedagogos das unidades educacionais de Araucária, sobretudo para aqueles que se encontram readaptados de função.

Segundo a coordenadora Geral do Sismmar, Giovana Piletti, o objetivo da atividade é apresentar um panorama sobre a saúde dos profissionais do magistério.  O professor assistente no setor de Ciências da Saúde/ Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paulo de Oliveira Perna, que também integra o Grupo de Pesquisa “Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFPR”, foi convidado para fazer a exposição e  discutir  a relação entre as doenças físicas, mentais e comportamentais que afetam os trabalhadores e as condições de trabalho.

“A saúde sempre foi um dos principais pontos da nossa pauta. Ela está intrinsecamente ligada com as nossas condições de trabalho. A jornada extensiva, o excesso do número de alunos por sala, a infra-estrutura e porte das escolas, dentre outros, são fatores que colaboram com adoecimento dos docentes no decorrer de sua vida profissional. Não se pode discutir a triste realidade dos afastamentos temporários e definitivos sem destacar esses problemas. Por isso, se os professores estão adoecendo devido às condições de trabalho que lhe são impostas, é possível e preciso cobrar uma política de prevenção e promoção da saúde destes profissionais”, afirma Giovana.

what you need to know

in your inbox every morning