Ontem (29), as(os) servidoras(es) do município provaram que estão mobilizados em defesa da Carreira e Previdência em conjunto com o SISMMAR e o SIFAR. Mais de 1 mil pessoas participaram da grande marcha pelo centro de Araucária na parte da manhã, dando o recado ao prefeito Hissam de que não vão aceitar o pacotaço de maldades.
As(os) servidoras(es) se concentraram às 8h na rua ao lado da Prefeitura e, às 9h, saíram em caminhada pelo centro para dialogar com a população. Após o intervalo para o almoço, as(os) trabalhadoras(es) lotaram o 44º Congresso do Fundo de Previdência Municipal de Araucária (FPMA), realizando o maior Congresso da história do FPMA, no Centro Dia do Idoso.
Devido à essa enorme pressão do funcionalismo ocupando as ruas, o prefeito Hissam finalmente dialogou com os sindicatos na parte da manhã e convocou uma reunião, que ocorreu à tarde na Prefeitura. Relembramos que, antes da paralisação, a Prefeitura não vinha respondendo os ofícios enviados pelas entidades sindicais.
Em reunião com o Procurador Geral do Município (PGM), Simon Quadros, para negociar a reposição do dia de paralisação e, principalmente, para garantir formalmente o compromisso do prefeito Hissam em negociar com o SISMMAR e o SIFAR antes de enviar os Projetos de Lei sugeridos pela Fundação Instituto de Administração (FIA) à Câmara Municipal.
Sobre a reposição, o SISMMAR enviou hoje (30) um ofício para informar ao governo municipal que as(os) servidoras(es) querem repor o dia para que seja possível cumprir com os 200 dias letivos, conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Sobre o pacotaço que pode destruir a carreira e mudar o sistema de Previdência do funcionalismo, o sindicato também conseguiu arrancar do governo o compromisso de dialogar com o SISMMAR e o SIFAR antes de colocar em tramitação qualquer Projeto de Lei sugerido pela FIA, empresa privada contratada sem licitação por R$ 10 milhões pela Prefeitura em 2021.
O SISMMAR segue na defesa do Plano de Carreira, da forma como está, e contra a reforma da Previdência, que, caso seja aprovada, irá fazer com que as(os) trabalhadoras(es) tenham que trabalhar por muito mais tempo para receber aposentadorias com valores muito menores.
A paralisação deste 29 de setembro, que foi uma das maiores dos últimos anos em Araucária, foi apenas o começo. O sindicato continuará visitando as unidades educacionais e mobilizando as professoras e professores para que, juntos, consigamos derrubar os ataques ao Plano de Carreira e Previdência. Venceremos!
PELA CARREIRA E PREVIDÊNCIA, SOMOS RESISTÊNCIA!
NÃO AO PACOTAÇO DO HISSAM!
Siga as redes sociais oficiais do SISMMAR para ficar por dentro das notícias do magistério.
Site: www.sismmar.com.br
Facebook: www.facebook.com/sismmarmagisterio
Instagram: @sismmar.araucaria
Filie-se: https://sismmar.com.br/site/filie-se/