Os trabalhadores da rede municipal de ensino de Curitiba aprovaram em Assembleia a desfiliação do Sindicato da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A decisão foi tomada na tarde desse sábado (29), ao final do X Congresso do SISMMAC.
Após um amplo debate, realizado ao longo de dois meses, que culminou no X Congresso, realizado nos dias 28 e 29 de setembro, a maioria das professoras e professores presentes decidiu pela desfiliação da Central, por entenderem que ao longo dos anos a CUT se distanciou da sua base, se burocratizou e já não está mais ao lado dos trabalhadores.
Por expressiva maioria, 110 a 46 votos e cinco abstenções, o magistério reafirmou o debate sobre movimento sindical feito no Caderno de Teses, nos encontros preparatórios e no chão das escolas.
A contribuição mensal de 6,2% que antes era destinada à Central agora passa a servir de apoio financeiro para movimentos sindicais, sociais e de estudantes que atuam de acordo com os princípios de organização por local de trabalho/estudo, formação política, autonomia em relação a partidos políticos e independência a patrões e governos.
Fonte: Sismmac