A Coordenadora de Comunicação do SISMMAR, Simeri de Fátima Ribas Calisto, participou do Coletivo de Comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) nos dias 19 e 20 de fevereiro. O evento foi realizado em Brasília (DF) e reuniu 16 sindicatos da Educação de todo o país para debater sobre estratégias de comunicação.
A reunião do coletivo da CNTE contou com a presença de dirigentes, assessorias de comunicação e jornalistas que trabalham no ramo sindical. O objetivo foi pensar, de forma coletiva, em ações que otimizem a comunicação dos sindicatos com as suas bases.
As entidades sindicais participantes apresentaram as suas estratégias, veículos e políticas de comunicação que utilizam para mobilizar os trabalhadores em Educação para as lutas da categoria.
A Coordenadora do SISMMAR falou sobre como a entidade vem utilizando as redes sociais, o site e a comunicação impressa (panfletos, cartazes e jornais) para mobilizar a base para as lutas, principalmente contra as reformas administrativa e da previdência (Pacotaço).
Simeri também destacou os resultados positivos que o SISMMAR vem alcançando ao investir em diferentes estratégias de comunicação sindical. A ampla adesão à greve de agosto de 2023, que contou com a participação de mais de 1.600 professores, é um dos reflexos do trabalho de manter a base sempre atualizada e bem informada.
A programação
No primeiro dia, a programação contou com uma análise de conjuntura da Educação e da política internacional. A reunião também destacou os assuntos que merecem atenção e demandam a mobilização dos professores, como a defesa da Conae 2024, que vem sofrendo ameaças e virou alvo de desinformação por políticos de direita e parte da mídia hegemônica.
Já na terça-feira (20), houve um momento de troca de informações entre os sindicatos e uma manifestação em solidariedade ao povo palestino. Ao término do evento, também foi realizada uma homenagem à educadora, sindicalista e militante da Educação, Raquel Guizone, que faleceu no final de 2023 em Florianópolis (SC).
Em seu nome, essa edição do encontro foi rebatizada como “Coletivo de Comunicação Raquel Guizone”.
Encaminhamentos
Confira abaixo os encaminhamentos resultantes dos dois dias de discussões no coletivo:
- Apoiar todas as iniciativas que combatam políticas conservadoras no campo educacional;
- Engajar entidades do meio educacional/sindical na pauta legislativa de interesse da classe trabalhadora;
- Fomentar atividades culturais com grupos locais como eixo de mobilização e formação;
- Fomentar nas redes sociais a política da cultura de paz nas escolas;
- Fomentar a produção de matérias jornalísticas que pautem a democracia ou a falta dela nas escolas;
- Dar destaque a candidaturas progressistas comprometidas com a defesa da Educação Pública nos estados e municípios;
- Fazer um mapeamento para identificar os políticos que são inimigos da Educação, para ser usado como instrumento no período eleitoral;
- Engajar nas frentes junto à luta para regulamentação das plataformas digitais;
- Levantamento local das rádios e TVs comunitárias para parceria com as redes de comunicação das entidades;
- Buscar forjar parceria nos estados e municípios com os jornais Brasil de Fato e Brasil Popular;
- Fomentar o envio de informações das entidades para o “Giro nos Estados” da CNTE;
- Engajamento nas redes da CNTE pelas direções sindicais;
- Fomentar a realização de encontros, seminários e oficinas sobre comunicação sindical.