Desde que essa gestão assumiu o SISMMAR, um dos nossos principais compromissos é com a formação da classe trabalhadora. E assim o sindicato tem feito, tornando-se uma referência em formações de qualidade, como os grupos de estudos em Pedagogia Histórico-Crítica, que são fornecidos pelo SISMMAR desde 2018 em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Organizados pelo HISTEDOPR, grupo de pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil, da Unioeste, os Grupos de Estudos em PHC têm a finalidade de realizar estudos sistemáticos para compreender, difundir e implementar uma prática pedagógica de acordo com a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, que é a orientação pedagógica do nosso município.
Além disso, o sindicato também tem investido fortemente no apoio e organização do Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública, Gratuita, Laica, Universal e de Qualidade Social de Araucária. Entendemos que, além de ser um importante evento de formação para os trabalhadores da Educação, o Fórum também se tornou um importante espaço de organização e resistência dos professores da rede municipal.
Com a pandemia, em 2020 e 2021 o SISMMAR não mediu esforços para a realização do evento, proporcionando toda a estrutura necessária para que as palestras com grandes nomes da Educação e as plenárias ocorressem de forma online e com certificação para os participantes. Com isso, expandimos a XXII e a XXIII Sessão do Fórum para além dos limites de Araucária, com ampla participação dos trabalhadores da rede municipal e também de professores de outros municípios e estados.
Na sessão deste ano do Fórum Municipal, tivemos uma plenária final muito produtiva, na qual redigimos, em conjunto com toda a categoria, a pauta com 26 proposições, como a imunização completa dos trabalhadores da Educação para o retorno híbrido e a garantia de autonomia das unidades educacionais, encaminhadas à prefeitura e à Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Para além dos estudos em PHC e do apoio e organização do Fórum, que são voltados aos trabalhadores da Educação, o SISMMAR também promoveu formações para dialogar e levar a informação para toda a comunidade, como os seminários realizados em conjunto com os advogados da nossa assessoria jurídica. Juntos, organizamos importantes formações para explicar à população os riscos das reformas que estão vindo, como a da previdência e a administrativa.
Sabemos que a formação da classe trabalhadora é fundamental para que, além da nossa categoria, a população esteja ciente do quanto também é prejudicada com os ataques ao funcionalismo público. O sindicato sabe da importância de dialogar com toda a comunidade para resistir aos tempos sombrios e, por isso, não abrimos mão de proporcionar conhecimento à categoria e à população.
Quem sabe mais, luta melhor! Sindicato forte é aquele que organiza a classe trabalhadora com formação de qualidade!