Visando ampliar a participação do magistério na luta sindical, o Sismmar lança a Campanha de Sindicalização 2012. A campanha desse ano traz o lema “Todos Juntos Somos Fortes – defesa da educação pública é um compromisso de todos nós”. Será composta de materiais publicitários e visitas dos coordenadores sindicais nas unidades educacionais. “A luta do servidor do magistério deve ser coletiva. Sindicato forte é aquele que reúne trabalhadores compromissados com a luta pela efetivação dos direitos da categoria. Quanto maior for a participação dos professores, mais fortalecido estará o Sismmar e, consequentemente, mais próximos estaremos das nossas conquistas”, explica a coordenadora geral do Sismmar Giovana Piletti.
Como se sindicalizar? – Além de entrar em contato com o representante do Sismmar nas escolas ou diretamente com diretores do sindicato quando estes fazem visitas nas escolas e CMEI’s, os professores também podem se sindicalizar no site do Sismmar: www.sismmar.com.br.
Sindicalizando-se, além de valorizar a profissão e melhorar as condições de trabalho, o professor contará também com assistência jurídica, informação por meio do canal de imprensa e comunicação, formação política e pedagógica, rede de convênios, dentre outros.
Atualmente o sindicato conta com o apoio de quase toda a categoria. Cerca de 1.300 dos 1.900 professores e pedagogos do Quadro Próprio do Magistério de Araucária (QPMA) são filiados ao Sismmar.