Nesta quarta-feira (08), durante a reunião mensal do Conselho de Representantes de escolas e cmeis do Sismmar, a representante Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Araucária, Yna Honda, falou sobre o papel da justiça eleitoral e dos servidores públicos nas eleições. Além de destacar a legislação específica, Yna explicou os procedimentos para denunciar casos de abusos de poder e uso da máquina pública. O debate político sobre as eleições municipais no Sismmar terá continuidade. Em setembro, a diretoria do Sismmar fará um debate eleitoral com os candidatos a prefeito de Araucária.
O Sismmar estará atento ao uso da máquina pública nessa campanha eleitoral. Na abertura da atividade com os representantes do Sismmar nas unidades escolares, Yna destacou a importância da Lei 9504, que dispõe sobre as regras das eleições e falou sobre a Resolução 23370 (propaganda e condutas vedadas aos agentes públicos em campanha eleitoral). Para ela, o objetivo da justiça eleitoral é proporcionar maior igualdade ao pleito, por isso é muito importante que os servidores públicos atuem como agentes fiscalizadores das leis. “A participação dos eleitores não deve se restringir apenas aos dias que antecedem as eleições. As denúncias evitam o abuso do poder político e o uso da máquina pública para fins eleitorais. Os bens e serviços públicos não podem ser utilizados em benefício de um candidato. O cidadão e os servidores têm o direito de apontar as irregularidades quando também percebem abuso do poder político e econômico não ligado à máquina”, destacou Yna.
Debate político 2012 – Além de orientar os profissionais do magistério sobre as práticas abusivas e assédio neste período eleitoral, o Sismmar e o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos do Município de Araucária (Sifar) estão buscando, juntos, medidas para ajustar compromissos dos candidatos a prefeito. O debate eleitoral com os candidatos, que está previsto para acontecer em setembro, objetiva fazer com que as os mesmos assumam compromissos públicos com o povo e com os servidores.
Mais informações:
TRE/cartório eleitoral: 3642 1018