O Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária (SISMMAR) parabeniza Gustavo Petro e Francia Márquez, candidatos do Pacto Histórico, pela vitória nas eleições da Colômbia, neste domingo (19). Essa é a primeira vez que o país elege um governo de esquerda, com a maior participação popular nas eleições desde meados da década de 1970.
Petro derrotou o candidato populista adotado pela ala de direita na Colômbia, Rodolfo Hernández, em segundo turno, com cerca de 50% dos votos, contra cerca de 47% do adversário. Francia Márquez, por sua vez, será a primeira vice-presidente negra do país na história, outro fato relevante.
O novo presidente da Colômbia tomará posse no dia 7 de agosto, com o compromisso de restaurar a democracia no país devastado pela violência e o narcotráfico. Entre as promessas do candidato de esquerda, estão a taxação de grandes fortunas, a revogação da reforma tributária, o combate à corrupção, a defesa do meio-ambiente e a valorização da produção local.
Com a vitória da dupla do Pacto Histórico, a Colômbia se soma a outros países da América Latina que também elegeram candidatos progressistas de esquerda nos últimos anos, como México (2018), Argentina (2019), Bolívia (2020) e Peru, Chile e Honduras (2021).
Nessa conjuntura da América Latina, a vitória histórica de Petro e Francia acaba sendo também um sopro de esperança para o Brasil, que está devastado pela fome, a alta da inflação e a violência estimuladas pelo governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro. Que o povo da Colômbia tenha dias melhores daqui para a frente. Viva a democracia!