Nesta quinta-feira (11), a direção do SISMMAR esteve presente no 14º Congresso da APP Sindicato, realizado no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O encontro é um dos maiores do país sobre Educação Pública e contou com a participação de cerca de 800 pessoas neste primeiro dia.
O Congresso seguirá até este sábado (13) e tem como principal ponto de debate o planejamento do enfrentamento aos ataques contra a Educação Pública. Uma das principais discussões é sobre como derrotar o projeto “Parceiro da Escola” do governador Ratinho Jr, que irá à consulta pública da comunidade escolar.
Na conferência de abertura, o pesquisador, Doutor em Ciências Sociais e professor do departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Juarez Rocha Guimarães, abriu os debates falando sobre o avanço da extrema direita no mundo e os impactos dessa conjuntura nas lutas sindicais e de defesa da Escola Pública.
Os debates seguiram no período da tarde abordando assuntos como as estratégias neoliberais para lucrar com o trabalho dos professores e com os estudantes, a privatização da relação pedagógica e o papel das entidades sindicais na defesa do sistema educacional público e o direito à Educação.
Às 15h, foi realizada uma Mesa Temática sobre as reformas permanentes neoliberais e de privatização da Educação Pública com a palestrante Gabriela Bonilha.
Às 18h, a APP Sindicato realizou o lançamento do movimento “Não venda a minha escola”, que tem como objetivo engajar a comunidade escolar, lideranças e autoridades para derrotar o projeto Parceiro da Escola e impedir o avanço da privatização da Educação no estado do Paraná.
O SISMMAR apoia e encampa esse movimento, que é fundamental para alertar toda a comunidade sobre o enorme perigo de entregar nossas escolas públicas nas mãos de empresas privadas. Estivemos presentes na greve dos professores e funcionários da rede estadual em junho e seguiremos apoiando a categoria e a APP Sindicato nessa luta!
NÃO VENDA A MINHA ESCOLA!
A ESCOLA É PÚBLICA!