Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

CONEPE CONAPE 2022A Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) 2022 ocorreu entre os dias 15 e 17 de julho, em Natal (RN), e reuniu milhares de trabalhadoras e trabalhadores em Educação de todo o país. O evento teve como tema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”.

Na Conepe/PR foram eleitos 4 delegados, Jorge Galarce, Gilmar Silva, Kathleen Marczynski e Simeri Calisto. Por entender que a CONAPE é uma conferência de grande relevância para o magistério, 2 representantes foram com a ajuda financeira do SISMMAR e outras entidades sindicais. As coordenadoras Kathleen Marczynski e Simeri Ribas Calisto foram com recursos próprios e estiveram presentes nos três dias de conferência, fortalecendo a luta muito importante nesse momento histórico.

A CONAPE 2022 contou com uma grande marcha no dia de abertura, apresentações artísticas, plenárias de eixos, apresentações de trabalhos acadêmicos e a plenária final, na qual foi aprovada a Carta de Natal – CONAPE da Esperança. Clique aqui para conferir a carta na íntegra.

O SISMMAR segue na luta pela educação pública de qualidade social e, conforme a carta-compromisso, se soma aos demais trabalhadores(as) em Educação que cobram a revogação da Emenda Constitucional 95/2016 (que congelou os investimentos em Educação) e do Novo Ensino Médio, além de reforçar a contrariedade às renúncias fiscais que enfraquecem as políticas sociais.

CONEPE ocorreu pela primeira vez em Araucária neste ano

A “CONEPE de Araucária: Em defesa da Educação Pública, da democracia, da vida e dos direitos sociais”, ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro. A conferência municipal foi organizada pelo SISMMAR, que trouxe o evento pela primeira vez ao município.

Neste ano, a CONEPE Araucária foi o passo inicial das discussões sobre educação pública e a necessidade de defender a democracia em meio a tantos ataques do governo federal. Foi a partir dela que foram eleitos os delegados que participaram da etapa estadual, no mês de março.

Professores(as), sindicatos, movimentos sociais e sociedade civil participaram dessa etapa estadual para debater as propostas do Paraná para uma Educação Pública de Qualidade Social, Gratuita, Laica e emancipadora. O evento ocorreu nos dias 25 e 26 de março e foi organizado pelo Fórum Estadual Popular de Educação (FEPE-PR).

Ou seja, a conferência municipal foi muito importante para organizar a participação dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação de Araucária em todas as etapas (municipal, estadual e nacional) da conferência, que é, também, um grande movimento de resistência em defesa da educação pública.

Onde há luta pela educação, o SISMMAR está presente e assim continuaremos. Viva as professoras e professores que estão na luta!

what you need to know

in your inbox every morning