Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Na última sexta-feira, dia 26, o sindicato realizou uma atividade de distribuição de panfletos para alertar sobre os perigos da terceirização do ensino nas unidades. Durante essa ação, os nossos servidores receberam orientação sobre como essa prática pode prejudicar a qualidade da educação nas escolas. 

A distribuição de panfletos tem como objetivos orientar os servidores sobre os riscos da terceirização para o ensino nas escolas. Queremos mostrar que essa prática pode prejudicar a qualidade do ensino, além de reforçar a importância de uma escola pública inclusiva e acessível, valorizando os professores e defendendo a realização dos concursos públicos. 

Um dos pontos que discutimos é a precarização do trabalho. Isso representa um desrespeito aos professores formados, que aguardam ser chamados através de concursos, enquanto a prefeitura opta por terceirizar, colocando profissionais que muitas vezes nem possuem graduação em Pedagogia ou uma licenciatura adequada em educação especial. 

A Constituição e a LDB estabelecem que o governo deve assegurar a Educação Especial, oferecendo professores concursados, qualificados e capazes de atender bem às nossas crianças, compreendendo e lidando com as dificuldades de cada uma delas. 

Um dos pontos que podemos destacar e que em vez de convocar os professores aprovados em concurso público e dentro do prazo de validade, a prefeitura quer contratar terceiros de forma ilegal e prejudicial à educação.  Essa atitude viola direitos dos profissionais e precariza o ensino na rede municipal. 

A ação é parte de um movimento contínuo do SISMMAR, que já alertou sobre editais de chamamento público para a contratação de profissionais de apoio por meio de organizações sociais. A entidade sindical argumenta que a terceirização enfraquece a carreira dos servidores e compromete o futuro da educação pública municipal.

 

Seguimos na defesa dos direitos da Educação Infantil e do Magistério

what you need to know

in your inbox every morning