Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

25 de julho Dia Nacional de Tereza de BenguelaNo Brasil, o Dia Nacional de Tereza de Benguela é celebrado hoje, dia 25 de julho, que também é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Trata-se de uma data muito importante por destacar toda a luta das mulheres negras, que seguem na resistência contra o racismo e o machismo estruturais.

Em nosso país, a data foi instituída há poucos anos. Em 2014, a então presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 12.987/2014, que criou o Dia Nacional de Tereza de Benguela. A data levou o nome da “Rainha Tereza” em homenagem à líder do Quilombo de Quariterê (MT), no século XVIII.

Já o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em 1992, na República Dominicana. O evento reuniu cerca de 300 representantes, de mais de 30 países diferentes, que relataram suas vivências na luta conta a opressão e o racismo.

Ambas as datas são muito relevantes e, por isso, o SISMMAR reitera a importância da luta das mulheres negras, que ainda hoje precisam continuar resistindo às opressões da sociedade, e da luta antirracista de forma geral.

Além de contribuir nos debates sobre racismo, o sindicato atua junto ao Coletivo Diversidade, que aborda discussões étnicorraciais, entre outros temas, em encontros periódicos. Em março, o SISMMAR, em conjunto com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racional (COMPIR Araucária), também lançou a Cartilha Por Uma Infância Sem Racismo no Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

Acreditamos que um mundo livre de racismo, machismo e opressões é possível, mas, para isso, precisamos ser atuantes. Viva a luta das mulheres negras, que é uma luta de todos e todas!

what you need to know

in your inbox every morning