FPMA

FPMAEntre os dias 3 e 9 de dezembro de 2020, ocorrem as eleições para os conselhos administrativo e fiscal do Fundo de Previdência Municipal de Araucária (FPMA). Por causa da pandemia de Covid-19,  a votação será online, por meio do site https://fpma.eleicaonet.com.br/

O site foi criado por uma empresa terceirizada e os dados dos servidores aptos a votar serão repassados pela Prefeitura e pelo FPMA. Para garantir maior transparência, os representantes do SIFAR e do SISMMAR reivindicaram que a lista dos votantes fosse disponibilizada publicamente no site onde ocorrerá a votação. Entretanto, o pedido dos sindicatos foi voto vencido na comissão responsável pela organização do pleito.

Por isso, é importante que os servidores fiquem alertas e confirmem se seus dados cadastrais (telefone e e-mail) estão atualizados junto à Secretaria de Gestão de Pessoas para que consigam votar tranquilamente. Não é preciso ir presencialmente até a Prefeitura. A atualização pode ser feita por contato telefônico, pelos telefones (41) 3614-1432, (41) 3614-1426 ou (41) 3614-1429.

Todas as servidoras e servidores públicos concursados, da ativa e aposentados, têm direito de votar nas eleições do FPMA, desde que tenham tomado posse do cargo público pelo menos 15 dias antes do pleito.

Não deixe de votar! Ter conselheiros de luta e que realmente representem os interesses dos servidores é fundamental para proteger o FPMA e o direito à aposentadoria frente aos ataques dos governos. Neste ano, o prefeito Hissam tentou dar um calote no FPMA e a atuação dos conselheiros classistas, em conjunto com a mobilização organizada pelos sindicatos e pelos servidores, foi muito importante para impedir o aumento da alíquota e a redução dos repasses que são responsabilidade da administração.

A participação de todos é essencial para garantir que a eleição seja mais transparente e democrática. A gestão Hissam já mostrou sua postura intransigente ao mudar os critérios para exigir que os candidatos ao Conselho Administrativo do FPMA tenham ensino superior completo no momento da posse. Essa alteração não atende à realidade do município de Araucária e tem como único objetivo restringir a participação de muitos trabalhadores. Os sindicatos, SIFAR e SISMMAR defendem que esse critério não seja um empecilho para a candidatura e dará o apoio jurídico necessário para esses servidores que se sentirem prejudicados. Clique aqui para conferir o regimento das eleições.