Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Os integrantes do Coletivo de Professores de Educação Física do Sismmar – criado no último mês de agosto – vão se reunir no próximo dia 05 de novembro, das 8h30 às 11h30,  para aprovarem a “Carta dos Professores de Educação Física de Araucária”. O objetivo do grupo é ampliar as discussões que afetam diretamente a vida destes profissionais, tanto em relação às condições de trabalho quanto em relação ao conteúdo pedagógico da disciplina.

Para o coordenador adjunto do Sismmar, Nilo Neto, que é mestre e professor de Educação Física, a precarização das condições de trabalho é um dos principais enfrentamentos da disciplina na rede municipal e está atrelada a uma série de problemas. Em Araucaria, por exemplo, apenas uma escola possui quadra poliesportiva coberta, sendo as demais relegadas a espaços limitados para atuação, o que  revela problemas na infraestrutura.

 “O desafio da Educação Física é enorme. Historicamente no município, as Diretrizes Curriculares Municipais têm indicado uma enorme riqueza de possibilidades para a disciplina – que aborda os esportes, os jogos, a dança, as lutas, a ginástica, os jogos, as brincadeiras e outros. Todavia,  a contrapartida de formação continuada e estrutural oferecida aos professores/as permanece muito aquém do necessário. É preciso avançar nesse sentido, se pretendemos realmente ter uma educação emancipatória, que dê conta da totalidade das possibilidades humanas, tal qual é evocada pelos documentos atuais de direção pedagógica em nossa cidade”, destacou o professor. 

what you need to know

in your inbox every morning