eleicao de representantes

eleicao de representantes

O SISMMAR orienta para que seja realizada a eleição de representantes em escolas e CMEIs, já que ter representantes da sua Unidade Educacional é a melhor forma de participar de forma ativa das lutas do magistério.

Para isso, professoras(es) e pedagogas(os) de cada Unidade Educacional devem se reunir e escolher quem será o titular e o suplente de cada turno escolar. Posteriormente, os nomes escolhidos devem ser oficializados junto ao Sindicato.

Representantes que já foram eleitos em outros anos podem participar da eleição normalmente, visto que a reeleição é permitida.

 

Qual a importância de eleger representantes das Unidades Educacionais?

Para que o SISMMAR possa cumprir a sua função de defender os direitos da categoria, há diversos mecanismos de interação direta. Esses momentos são essenciais para organizar a luta e definir as reivindicações e, para que essas interações sejam democráticas, é necessária a participação dos trabalhadores(as).

O Conselho de Representantes (CR) das Unidades Educacionais, por sua vez, é a representação formal das escolas e CMEIs junto ao Sindicato e trata-se de um instrumento importante, justamente, por ser a conexão entre o SISMMAR e o ambiente escolar.

Dessa forma, é essencial escolher representantes que expressem a opinião e a vontade dos professores(as) de todas as unidades e turnos de trabalho; e que fortaleçam a luta do magistério.

2019 será um ano de muita luta para a nossa categoria, o que agrega ainda mais importância ao papel dos representantes de cada escola ou CMEI, e será fundamental que estejamos unidos frente aos ataques que virão.

 

O que faz um representante?

Cabe ao representante de cada Unidade Educacional participar das reuniões do CR, que ocorrem uma vez ao mês na sede do SISMMAR, durante o período letivo.

Também é papel do representante organizar reuniões no local de trabalho, a fim de definir quais são as reivindicações da escola ou CMEI e qual será o posicionamento levado no CR, além de informar, debater e encaminhar as questões deliberadas pelo conjunto das representações.

__

FIRMES por um magistério forte e unido!