O Sismmar esteve presente na atividade de lançamento do Fórum Estadual de Educação, ocorrido em 28 de fevereiro, na Reitoria da UFPR. O debate reuniu desde sindicatos de trabalhadores da educação, até a Secretaria de Estado da Educação.

O Fórum é uma exigência que surgiu a partir da Conferência Nacional de Educação. Sua função é encaminhar no Paraná as resoluções da Conae 2010 e avaliá-las, além de preparar a conferência de 2014. Estes eventos têm o propósito de formular as políticas públicas para a educação nas diversas esferas.

Com a institucionalização do fórum, suas metas passam a integrar as políticas de Estado, que permanecem além dos governos transitórios. Participam do Fórum Estadual de Educação gestores estadual e municipais, trabalhadoras/es da educação, pais e mães e todos os movimentos que se vinculam com a educação.

O modelo segue o do Fórum Nacional de Educação (FNE), que se tornou um espaço para a promoção das políticas para uma educação pública de qualidade, gratuita e inclusiva.

A primeira tarefa do fórum é organizar as conferências municipais e estadual, preparatórias para a Conferência Nacional de Educação – Conae 2014.