Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Os debates vão até amanhã, sexta, quando será abordada a Saúde dos Trabalhadores da Educação. O evento prepara a categoria para a vigésima sessão do Fórum, que será nos dias 20 e 21 de setembro.

A professora Verieli Della Justina, da coordenação geral do Sismmar, coordena as atividades do encontro, pela manhã e à tarde.

A discussão começou por abordar o impacto social da formação de profissionais para a educação.

A professora Verieli lembra que “o Município de Araucária não estimula as pessoas a se qualificar para atuar no magistério de Araucária”. Não reconhece títulos de pós-graduação obtidos antes do concurso público. Tampouco libera os já concursados para continuar os estudos além da graduação.

“Com isto, o município tira da pessoa a possibilidade de se desenvolver pessoalmente e de realizar seu trabalho de uma maneira melhor qualificada”, afirma.

A formação na graduação não permite que as pessoas tenham capacitação para fazer uma análise crítica da sua realidade. É preciso sempre buscar novas estudos que possibilitem uma melhor compreensão.

A função do professor não pode ser reduzida à administração de material didático já adaptado a uma BNCC esvaziada de conteúdo.

O resultado que temos é a diminuição da qualidade da educação com uma aposta na redução da qualidade de vida do professor, reduzindo salários e direitos. 

what you need to know

in your inbox every morning