Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Vitória dos trabalhadores

Finalmente ontem (23), após anos de espera, as Pedagogas do município tiveram reconhecido pela prefeitura o caráter pedagógico de sua função. Nesta data, foi entregue em mãos à vereadora Amanda Nassar o Projeto de Lei 2245/2019, que altera a redação da Lei Municipal 1835/2008, mudando a nomenclatura do cargo de profissional do Magistério – Pedagogo para Profissional do Magistério – Professor Pedagogo.

Essa alteração visa garantir às pedagogas e pedagogos do município os direitos integrais da atuação como professor: acúmulo de dois cargos e aposentadoria especial, uma pauta histórica da categoria.

Desde 2006, as pedagogas lutam pelo direito à aposentadoria especial, que já é concedida em outros municípios próximos e pelo Estado do Paraná. Foram 13 anos de espera e muitas manobras dos governos até então.

Além disso, desde o ano passado as pedagogas tinham um embate ainda mais grave: contrapor um parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM) que avaliava seu cargo como técnico.  Isso poderia acarretar até mesmo em exonerações (demissões) de Pedagogas, e impediu a contratação de novos profissionais no município. Por isso, em muitas Unidades Educacionais, o número de profissionais está abaixo do limite previsto.

Desde o segundo semestre de 2017, foram mais de 50 reuniões. Destacamos aqui a atuação das(os) trabalhadoras(es) que, organizadas junto ao SISMMAR, entidade sindical que tem legitimidade para sua representação, nunca desistiram da luta. É somente através da organização da classe trabalhadora que podemos barrar os ataques que vêm de cima e garantir os nossos direitos.

Agora, fica a análise para os vereadores da Comissão de Justiça e Redação, composta por Fábio Alceu Fernandes, Fábio Rodrigo Pedroso e Lucineia de Jesus Ferreira de Lima e também para a Comissão de Educação e Bem-Estar Social composta por Tatiana Assuiti Nogueira, Celso Nicacio da Silva e Elias Almeida dos Santos.

É crucial que os vereadores estejam atentos às necessidades do município e de fato dêem celeridade ao processo. Essa é uma das muitas pautas importantes do magistério. É fundamental que os responsáveis por sancionar a lei tenham compromisso e responsabilidade com a Educação do Município. O reconhecimento do caráter pedagógico da atuação das pedagogas é demonstração disso.

Vitória dos trabalhadores

O SISMMAR continuará acompanhando a tramitação do projeto, que tem a seguinte previsão de datas:

30/04: Projeto será recebido na plenária e segue para as comissões de Justiça e Redação e de Educação e Bem Estar Social.

14/05: Primeira votação

21/05: Segunda votação

Apesar da vitória pelo reconhecimento por parte do governo, ainda precisamos aguardar o parecer da Câmara. É fundamental a categoria, junto ao SISMMAR, acompanhar a fim de fazer valer nosso direito.

Essa é mais uma prova que a união da classe trabalhadora é capaz de barrar e reverter ataques dos governos e patrões.

Firmes! A Luta Muda a Vida

what you need to know

in your inbox every morning