Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Na última sexta-feira (22), o SISMMAR e o SIFAR obtiveram uma importante vitória na justiça, que impôs mais uma derrota na tentativa por parte do governo de criminalizar a luta por direitos. O inquérito que visava responsabilizar os sindicatos por uma ação de colagem de cartazes pelo município, impondo o crime de dano qualificado a ambos, foi arquivado pela juíza da Vara Criminal de Araucária.

Esse foi mais um duro ataque promovido pela prefeitura e pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), que não desistem de tentar calar a voz dos trabalhadores. Essa foi mais uma demonstração da perseguição que o desgoverno faz com os sindicatos que não arredam o pé da luta, inclusive com uma absurda ameaça de multa de R$ 300 mil para o SISMMAR e o SIFAR (R$ 150 mil de cada), que ainda não foi totalmente derrubada.

Não apenas o Ministério Público (MP-PR), como também a própria juíza Helênika Valente de Souza Pinto determinou o arquivamento do inquérito porque “nenhuma perícia foi apresentada, relevando-se impositiva a absolvição”. Ou seja, porque não havia provas, já que em nenhum momento os sindicatos causaram danos ou deterioração do patrimônio público, como alegava a denúncia.

No entanto, o inquérito ainda pode ter mais alguns desdobramentos e o poder agora está nas mãos da Secretária de Educação, que decide se continua com essa perseguição política aos sindicatos que representam o magistério e os servidores municipais de Araucária, ou não. Lutar por direitos não é crime!

Mesmo com todas as perseguições e tentativas de intimidação e criminalização da nossa luta, ninguém irá calar a nossa voz! Seguimos FIRMES na luta por nenhum direito a menos!

what you need to know

in your inbox every morning