Desde a aprovação do Plano Nacional de Educação em junho do ano passado, os municípios estão convocados a aprovarem seus planos municipais de educação até o dia 25 de junho de 2015 deste ano. Os planos, tanto nas esferas federal, estadual e municipal têm duração de 10 anos de vigência, mas algumas metas são urgentes.
O documento base já vem sendo debatido há muito tempo, em conferências, seminários, em especial pelo Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública. Os diagnósticos e metas vinham sendo atualizados e revistos a fim de se adequar a proposta às leis e decretos federais, feitos pela Comissão de Estudos do PME, composta por membros da Secretaria Municipal de Educação (SMED), sindicatos dos funcionários e dos professores (SIFAR e SISMMAR), Conselho Municipal de Educação e Câmara Municipal.
Alguns encontros de apresentação do documento base estão sendo convocados para que a comunidade conheça seu teor e se qualifique para as discussões que deverão ocorrer na audiência pública, no mês de abril.
É importante que sejam divulgadas as datas, para que todas as pessoas se apropriem do conjunto da legislação que definirá as ações educacionais para este e os próximos governos municipais.
Serão cinco encontros que devem ocorrer no Anfiteatro da Prefeitura de Araucária, das 18h às 21h, com a leitura do diagnóstico e das metas e estratégias dos eixos, nas seguintes datas:
17/03: Gestão Democrática, Financiamento da Educação
18/03: Ensino Fundamental, Educação do Campo, EJA
19/03: Educação Especial, Avaliação Psicoeducacional
26/03: Educação Infantil, Inclusão Social
31/03: Formação Continuada, Tecnologia Educacional, Ensino Médio, Ensino Superior
Divulgue e participe! Não fique de fora da história de luta pela educação pública de qualidade em nosso Município!