Na manhã desta terça-feira (12) aconteceu na Câmara Municipal de Araucária a votação dos dois vetos da gestão Hissam no projeto de lei do Vale-Alimentação. As direções do SIFAR e do SISMMAR, em conjunto com servidores da base, estavam presentes para acompanhar a votação. Os vetos foram derrubados por unanimidade dos vereadores da Câmara, que tiveram o bom senso de barrar esse ataque da Prefeitura.
Essa vitória é fruto da mobilização dos servidores em defesa do Vale-Alimentação e contra os ataques da Prefeitura! Durante todo o processo de tramitação do projeto, os trabalhadores de Araucária mostraram união e seguiram firmes na luta contra a retirada de direitos.
Agora, assim que for publicada no Diário Oficial, a Lei começará a valer. E os servidores devem receber o Vale-Alimentação até o dia 5 de dezembro. Vamos continuar acompanhando a tramitação desse projeto para manter as categorias informadas de qualquer novidade.
PL da Docência II
Também estava em pauta a votação do projeto de lei 2279/2019, que trata das atribuições da Docência II.
O PL tem dois pontos que estão em desacordo com as solicitações dos professores: um trata da extinção do cargo e outro que trata de uma atribuição chamada assessoramento pedagógico.
Esse assessoramento em nenhum momento foi pautado, nem com a comissão da Docência II e nem com a direção do SISMMAR. Também não está claro sobre o que de fato seria essa atividade.
Assim, a direção do SISMMAR solicitou a retirada da votação do PL da pauta do dia, para que nessa semana possamos nos reunir com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e vereadores para tratar do ponto. O projeto deve ser reencaminhado à próxima sessão, a ser realizada no dia 19 de novembro, às 9h, na Câmara de vereadores.
Convidamos todas as professoras e professores a participar desse momento importante de decisão sobre nossa carreira.
Não aceitaremos nenhum direito a menos. Firmes!