Nesta terça-feira (11), na plenária de março do Conselho Municipal de Educação (CME), ocorreu a eleição para a presidência da entidade e o magistério obteve uma importante vitória. Após 7 anos sem representantes da categoria eleitos pelos trabalhadores, o professor e dirigente sindical Gilmar da Silva foi eleito, por aclamação, como presidente do CME.
Além de Gilmar, a professora da Educação Infantil e Diretora Auxiliar do CMEI Tereza de Benguela, Priscila Fabiana Trevisan, foi eleita como vice-presidente, também por aclamação.
Ainda na composição de conselheiros do magistério na entidade, está professora Adriane Aparecida Ribeiro Zuge como titular e as professoras Elisangela Aparecida Guimarães, Lucivani Márcia Venuk Rodrigues Bueno e Jéssica de Jesus Santos Claudio Johnson como suplentes.
Dessa forma, além da presidência e vice-presidência, os 05 representantes dos servidores formam maioria para as votações no CME. Outra informação importante é que os conselheiros eleitos pelos trabalhadores hoje contam com o apoio de conselheiros do segmento de pais/mães de estudantes e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araucária (CMDCA).
Vale lembrar que o fortalecimento da atuação do magistério no CME era uma demanda da categoria nos últimos anos e, portanto, conseguir formar uma maioria lá dentro trata-se de uma importante vitória para impulsionar as lutas dos professores por uma educação pública de qualidade dentro da entidade.
O CME é responsável por atividades, como fiscalizar denúncias de Unidades Educacionais, e por lá já houve votações que impactaram todo o magistério, como o aumento do porte na Educação Infantil e o parecer e resolução da Educação Especial, entre diversos outros exemplos. Com uma maioria lá dentro, espera-se que o magistério tenha mais voz dentro do Conselho.
–
Seguimos na luta por uma educação pública de qualidade e por melhores condições de trabalho!