O X Congresso do SISMMAC será o maior congresso dos últimos anos. Ao todo, 214 delegados e 53 suplentes foram eleitos nas assembleias realizadas em cerca de 100 unidades escolares. Além disso, os membros da diretoria, tanto da liberada quanto da ampliada, participam da atividade como delegados natos, de acordo com o estatuto.
O número de delegados é reflexo do esforço que foi empenhado ao longo dos dois últimos meses, em visitas e debates realizados nas unidades escolares, para garantir que a discussão presente no Caderno de Teses sobre movimento sindical, que há muito estava afastada dos profissionais da rede, voltasse à tona. Dessa forma, os representantes eleitos pelo conjunto do magistério poderão contribuir de maneira mais qualificada para o debate que será travado ao longo dos dois dias de Congresso.
Os participantes do X Congresso irão contribuir na elaboração do programa de trabalho da direção do SISMMAC e decidirão se o Sindicato deve ou não permanecer filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Todo o magistério municipal pode participar do Congresso como observador, com direito de opinar e contribuir com os debates. E os profissionais da rede sindicalizados devem participar da assembleia do dia 29, com início às 15h30, que decidirá sobre a filiação à CUT.
O X Congresso acontece nos dias 28 e 29 de setembro, a partir das 8h, na Sociedade Universal, na Rua Comendador Roseira, 260, Prado Velho.