A XXIII Sessão do Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública de Araucária foi realizada de forma virtual nos dias 26 e 27 agosto, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do SISMMAR. Mais uma vez, o evento foi um sucesso e contou com intensa participação dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação da rede municipal.
Foram dois dias de palestras com grandes nomes da área, como Ana Carolina Marsiglia Galvão, Marcia Soczek e Lígia Márcia Martins, que falaram sobre a Educação Infantil, o papel do insubstituível do professor e o pós-pandemia, e a professora Verieli Della Justina, que falou sobre a trajetória da educação pública municipal de Araucária e a Pedagogia Histórico-Crítica.
Além disso, também tivemos a plenária final, espaço no qual a categoria pôde debater e contribuir para a redação da Pauta de Proposições. A imunização completa dos trabalhadores da Educação para o retorno híbrido, a garantia de autonomia das unidades educacionais e o reconhecimento das Educadoras Infantis como Professoras da Educação Infantil foram pautadas, entre diversas outras proposições.
Ao todo, foram 26 proposições redigidas que serão encaminhadas à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Educação (Smed). Vale reforçar que, além de ser um espaço de formação para todos os profissionais da Educação, o Fórum também é um importante espaço de resistência para os trabalhadores da Educação de Araucária.
Smed tentou boicotar o Fórum
A Smed, que deveria incentivar a realização e participar ativamente da organização do evento, tentou boicotar a XXIII Sessão impondo atividades nos mesmos dias das palestras, descumprindo o que havia sido combinado previamente com a comissão organizadora do Fórum.
O SISMMAR repudia a Smed e a Secretaria de Educação Adriana Chaves Palmieri por mais essa conduta de ataque ao magistério. É vergonhoso que a própria Secretaria responsável pela promoção da Educação no município tente boicotar um evento que é tão importante para todas e todos os trabalhadores da Educação.
Seguimos na luta pela Escola Pública, Gratuita, Laica, Universal e de Qualidade Social em Araucária e contra todos os ataques dos governos à Educação!