A Educação Infantil contempla a mais importante fase da formação humana. Nesse período, temos a responsabilidade de possibilitar experiências diversas, contato com as Artes, com a Ciência, com a Linguagem, com a Natureza, com a História…
A riqueza de materiais, abordagens e conhecimentos, mediadas pelo professor da Educação Infantil, ciente da sua responsabilidade na transmissão desses conhecimentos, fornece aos bebês e às crianças as referências necessárias para uma boa formação.
Os estudos da periodização da educação, ou seja, dos processos de desenvolvimento infantil, somados ao acesso do professor aos conhecimentos socialmente mais elaborados, constituem parte das condições para essa oferta da Educação Infantil, Pública e de Qualidade.
Contrário à toda essa complexidade, está o movimento que indica a utilização de livros didáticos para Educação Infantil, voltados unicamente ao método fonético (método pobre em conteúdo, que visa unicamente a alfabetização precoce).
Esses livros serão comprados com dinheiro público, gerando lucros milionários para as grandes editoras – basta digitar “PNLD para a educação infantil” que elas já aparecem com um pesado material publicitário.
A escolha dos livros deve acontecer até o dia 30 de agosto, e, antes do término desse prazo, teremos o Fórum em Defesa da Escola Pública, oportunidade durante a qual se debaterá, com qualidade e aprofundamento, as necessidades para a Educação Infantil.
Por tudo isso, indicamos que, no mínimo, sejam permitidos os debates necessários, entre nós, antes de, como sugere a Secretária de Educação de Araucária, Adriana Chaves Palmieiri, “escolher o menos pior”.
Em Bauru (SP), professores(as) e diretores(as) expuseram os riscos ao aprendizado e se mobilizaram contra a PNLD para a educação infantil. Foi dessa forma que conseguiram barrar essa medida, que representa um retrocesso, no município do interior paulista. Em Araucária, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) está impondo essa escolha sem aceitar dialogar com os trabalhadores da Educação, o que é inaceitável!
É preciso saber que existe a possibilidade de não escolha pela unidade, que há a possibilidade de escolher livros de literatura, os quais seriam bem-vindos! É preciso ampliar a nossa compreensão! Educação Pública é coisa séria! E a Educação Infantil precisa ser respeitada!
O sindicato orienta que as escolas da rede municipal não aceitem a compra desses livros. Para isso, indicamos que as unidades educacionais participem das discussões do Fórum e façam uma ata informando a decisão até o dia 30 de agosto.
XXIII Sessão do Fórum em Defesa da Escola Pública
A XXIII Sessão do Fórum em Defesa da Escola Pública será realizada de forma virtual, com transmissão ao vivo do SISMMAR pelo Youtube e Facebook, nos dias 26 e 27 de agosto. O evento, que será aberto a todas e todos com interesse em Educação, irá contar com diversas palestras com grandes nomes da área. Participe e ajude a divulgar o Fórum!
Quem sabe mais luta melhor!