O SISMMAR e o SIFAR, pela primeira vez na história, se uniram para realizar um Conselho de Representantes (CR) conjunto nesta quinta-feira (13). Assim, os trabalhadores e trabalhadoras da rede de ensino municipal de Araucária puderam debater e deliberar em conjunto sobre temas como a luta das Educadoras Infantis pelo reconhecimento, data-base, Conselho Municipal de Educação (CME) e Fundo de Previdência Municipal de Araucária (FPMA), entre outros.
Embora o governo tente segmentar a categoria para enfraquece-la, é muito importante que todos os trabalhadores e trabalhadoras na educação sigam unidos na luta por nenhum direito a menos. A direção do SISMMAR reiterou o apoio ao SIFAR e à reivindicação pelo reconhecimento das educadoras infantis como professoras, com os mesmos direitos que os servidores do magistério.
Os trabalhadores também reforçaram a campanha pela vida e seguem firmes na luta para que o retorno presencial ocorra somente após a imunização.
Data-base
No CR virtual, outro assunto discutido foi a data-base dos servidores municipais de Araucária, que será pauta da próxima assembleia conjunta dos sindicatos, já com data marcada. Neste ano, temos um acumulado, já que no ano passado o prefeito negou o reajuste de 2,05% para todos os servidores.
A assembleia será na próxima quarta-feira (19), pelo Google Meet para a segurança de todos, com primeira chamada às 17h e segunda chamada às 17h30. Para entrar na sala de reunião virtual, acesse: https://meet.google.com/mrv-hbco-eey. Participe e convide os colegas do seu local de trabalho!
Conselho Municipal de Educação
Os trabalhadores da educação reforçaram que, mais do que nunca, estão unidos e reforçando a defesa do Conselho Municipal de Educação. Afinal, os professores que estão no chão de escola sabem das reais necessidades para uma escola pública de qualidade e também sabem da importância de defender o CME, que é responsável por regulamentar a rede de ensino municipal.
Também foi deliberado que os sindicatos vão divulgar o link de acesso às plenárias virtuais do Conselho para os trabalhadores, a fim de que a categoria acompanhe de perto as reuniões.
Informes jurídicos
A assessoria jurídica do SISMMAR fez repasses sobre algumas ações vencidas pelo sindicato, como:
– Retroativo de avanços deferidos e não pagos entre 2013/2017 (Clique aqui para ler mais sobre);
– Reenquadramento das aposentadas com direito à paridade (Clique aqui para ler mais sobre);
– Aposentadoria especial de professores pedagogos (Clique aqui para ler mais sobre);
– Abono permanência. Com a vitória na ação, os trabalhadores agora têm o direito garantido ao abono permanência a partir do momento em que cumpriram todos os requisitos para a aposentadoria.
Fundo de Previdência
Com relação ao FPMA, um dos encaminhamentos do CR foi o compromisso dos conselheiros classistas em dar celeridade aos novos decretos das aposentadas do magistério com direito à paridade (Reenquadramento) junto à Prefeitura.
Os conselheiros também informaram que a Prefeitura já os recebeu para a apresentação do cálculo atuarial. Agora o prefeito precisa se organizar para cobertura do déficit previdenciário.
Firmes na luta!
Conforme encaminhamentos, os trabalhadores e trabalhadoras da educação saíram do CR com a tarefa de participar ativamente das ações do CME, e também de participar e convidar colegas do local de trabalho para a próxima assembleia conjunta dos sindicatos! Veja mais informações sobre a assembleia em: https://bit.ly/3y95bCZ
Só a luta muda a vida! Firmes em defesa da vida e por nenhum direito a menos!